Filmes premiados

confira a lista completa

O Festival


Há 16 anos servindo como uma janela de exibição do curta-metragem brasileiro, a Goiânia Mostra Curtas é hoje um dos grandes festivais de cinema do País, na constante busca pela valorização e democratização do audiovisual brasileiro. Em 2016, o evento acontece entre os dias 4 e 9 de outubro, no Teatro Goiânia, com uma programação gratuita que pretende, assim como nas edições anteriores, interagir e aprimorar profissionalmente por meio da curadoria das melhores produções audiovisuais através de mostras competitivas e especiais, além de oficinas, lançamento literário, seminários, debates, encontros, mostras e homenagens.

Com o intuito de formar novas plateias para o cinema nacional, a Goiânia Mostra Curtas promove e divulga curtas-metragens produzidos em todo o território nacional.  Em quinze anos, por exemplo, o festival atingiu a marca de 240 mil espectadores, levou ao público goiano mais de 1.600 filmes, envolveu quase 1.900 profissionais e conquistou uma média de 979 parcerias.

Durante os dias de mostra, um contato único entre produtores e realizadores de todos os cantos do País é posto em prática, aliado ao intercambio cultural e aprendizado coletivo. O resultado possibilita, por meio do fomento à produção, à difusão e à exibição da produção em curto formato, o acompanhamento de filmes que reiteram as transformações, formas e narrativas experimentadas pela produção audiovisual brasileira e pelo curta-metragem.

É neste acesso às inúmeras possibilidades do curta, assim como no desenvolvimento das políticas públicas nas áreas culturais, que a 16ª Goiânia Mostra Curtas celebra as produções feitas em todas as regiões do Brasil, orgulhosa de um trabalho que busca a difusão do audiovisual e a formação de um público cada vez mais consistente. 

A 16ª Goiânia Mostra Curtas conta com patrocínio da Oi e Rodonaves Transportes; incentivo da Lei Goyazes, Fundo de Arte e Cultura de Goiás, Seduce Goiás, Governo de Goiás e Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia; e apoio da Oi Futuro, Unimed Goiânia e Sebrae Goiás.

Maria Abdalla
Diretora Geral


Voltar