Filmes premiados

confira a lista completa

Janaína Oliveira


Pesquisadora

É doutora em História pela PUC-Rio e professora desta disciplina no Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus São Gonçalo, onde coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena (NEABI). Realiza pesquisas centradas na reflexão sobre Cinema Negro, no Brasil e na diáspora, e também sobre as cinematografias africanas, sempre buscando conexões que possam incidir também na área da educação das relações etnicorraciais.

Desde 2009, orienta o projeto de pesquisa “Cinegritude: reflexões sobra a invisibilidade das produções cinematográficas africanas e afro-brasileiras na contemporaneidade”, a partir do qual criou, com apoio da FAPERJ, o Laboratório de Audiovisual de mesmo nome. O projeto de pesquisa conta atualmente com dois bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq).

Participa ativamente, desde 2011, do FESPACO – Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou e da JCFA – JournéeCinématographique de la Femme Africaine d’Image, ambos em Burkina Faso. Foi consultora do Ministério da Cultura e das Organizações das Nações Unidas. É membro também do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA).

Recentemente, fez curadoria de filmes para alguns festivais, como Plateau – Festival Internacional de Praia, Cabo Verde, FINCAR – Festival Internacional de Cinema Realizadoras e a 7ª edição do Cachoeira Doc. É idealizadora e coordenadora do FICINE – Fórum Itinerante de Cinema Negro (www.ficine.org).


Voltar