Filmes premiados

confira a lista completa

Regulamento


1) Organização 

Produzido e dirigido pelo Icumam, com direção geral de Maria Abdalla.

2) Meta e principais objetivos 

A democratização da produção audiovisual é o principal foco da Goiânia Mostra Curtas, festival que programa exibições de filmes e vídeos de diferentes gêneros e formatos. A décima sexta edição do festival, programada de 4 a 9 de outubro de 2016, em Goiânia, tem como objetivo divulgar o cinema nacional de curta-metragem, possibilitar intercâmbio para a produção realizada em todos os Estados, incentivar a produção de curtas-metragens em Goiás, além de discutir meios e estratégias para a distribuição da produção audiovisual e para a formação de plateia para o cinema brasileiro.

 

3) Inscrições

a) O Icumam recebe inscrições para a 16ª Goiânia Mostra Curtas no período entre 17 de maio até às 23h59min (horário de Brasília) de 28 de julho de 2016.

b) Estão aptos a serem inscritos curtas-metragens com duração máxima de 25 minutos, realizados a partir de 1º de janeiro de 2015 e que tenham cópia de exibição em formato de acordo com as especificações técnicas previstas neste regulamento.

c) Os curtas-metragens inscritos para as mostras competitivas não poderão ter sido exibidos nas edições anteriores da Goiânia Mostra Curtas.

d) Vídeos ou filmes anteriormente inscritos que não foram exibidos na mostra podem ser inscritos novamente, desde que estejam de acordo com o regulamento do festival.

e) O responsável pela inscrição deverá informar, em campo próprio e disponível, um link para visualização do filme, preferencialmente Vimeo ou YouTube, e também a senha de acesso, quando for o caso. Não serão aceitos links de transferência de arquivos como WeTransfer, Dropbox, SendSpace, etc. 

f) O responsável pela inscrição deverá anexar até três imagens para divulgação do filme em campo disponível no formulário. As imagens anexadas devem estar no formato JPG, com resolução de 300dpi.

g) Os responsáveis pelos filmes selecionados deverão enviar a cópia de exibição, quando solicitado pela coordenação do festival, nas seguintes especificações técnicas:

Formatos: MOV ou MP4;

Codec: H264;

Suporte: Pen Drive, HD Externo ou transferência de arquivo (WeTransfer, Dropbox, SendSpace, etc);

Áudio: Stereo (L/R) ou 5.1. Para cópias em 5.1 é necessário o envio também de uma cópia em stereo;

Resolução máxima: Full HD (1920×1080);

h) Qualquer formato de arquivo encaminhado fora do padrão recomendado será tratado pela equipe técnica e estará sujeito a uma renderização ineficiente. A Goiânia Mostra Curtas não poderá ser responsabilizada por qualquer problema proveniente desse procedimento.

i) Os custos referentes à devolução do pen drive ou HD externo são de responsabilidade do realizador.

j) A lista de obras selecionadas estará disponível no site do festival (www.goianiamostracurtas.com.br) até o dia 23 de agosto de 2016, sendo esse prazo prorrogável a critério da organização do festival. 

k) Devido às limitações orçamentárias, a organização do festival não se obrigará a convidar todos os realizadores selecionados para representar seus filmes, pessoalmente, em Goiânia. O convite a alguns realizadores será feito de forma proporcional à quantidade de produções inscritas por Estado, respeitando critérios de representatividade, por região.

l) As cópias de exibição e o material de divulgação deverão chegar ao escritório do Icumam até o dia 12 de setembro de 2016.

4) Premiação

O festival tem caráter cultural, embora seja competitivo em cinco mostras: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Municípios, Mostrinha e Curta Mostra Cinema nos Bairros. Um corpo de jurados formado por realizadores e pesquisadores, com atuação nacional, elegerá os curtas premiados na Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Mostra Municípios. Todas as categorias terão também a participação de júri popular na escolha do Melhor Filme. 

A premiação da Goiânia Mostra Curtas é realizada com a concessão de produtos e serviços fornecidos por parceiros da indústria Cinematográfica, com foco no incentivo à produção.

 

5) Outros 

a) Condicionada à captação de recursos, a coordenação do festival poderá realizar uma versão itinerante e compacta do festival. Os filmes programados para a mostra compacta serão escolhidos dentre os selecionados para a 16ª Goiânia Mostra Curtas. 

b) Toda informação presente no formulário de inscrição, além de imagens dos filmes (até 30 segundos) poderão ser utilizados para divulgação no website do festival e nos veículos de comunicação.

c) Os filmes selecionados para a 16ª Goiânia Mostra Curtas poderão participar da mostra-reprise televisiva do festival, anualmente realizada pela TV Brasil Central/Cultura e TV UFG para todos os municípios goianos, mediante autorização do autor. 

d) Em caso de filme selecionado, o representante legal do filme inscrito, autoriza a exibição na programação da 16ª Goiânia Mostra Curtas, bem como a utilização de imagens para fins jornalísticos, divulgação e promoção do evento.

e) Conforme Portaria 368/2014 do Ministério da Justiça, os filmes exibidos em mostras e festivais devem praticar a autoclassificação conforme o “Guia Prático da Classificação Indicativa”, dispensando inscrição de processo junto ao Ministério e ficando a organização da 16ª Goiânia Mostra Curtas responsável por garantir o cumprimento dessa medida podendo, inclusive, alterar essa classificação conforme conveniência do festival.

f) Qualquer falha técnica percebida no site durante a inscrição do filme deverá ser imediatamente comunicada à produção da 16ª Goiânia Mostra Curtas, para que as devidas providências sejam tomadas. Enfatizamos, porém, que não nos responsabilizaremos por eventuais falhas quando a inscrição for realizada no último dia do prazo previsto neste regulamento.

g) Todos os filmes inscritos na 16ª Goiânia Mostra Curtas estarão sujeitos às condições previstas neste regulamento.

Maria Abdalla
Diretora Geral
16ª Goiânia Mostra Curtas


Voltar