Confira os premiados

17ª Goiânia Mostra Curtas aborda temática indígena em mostra especial: Os Índios e o Cinema


A cada ano, a Curta Mostra Especial – única mostra não-competitiva da Goiânia Mostra Curtas – traz uma temática diferente. Nesta edição do festival, ela volta seu olhar para a presença indígena no audiovisual, convidando à reflexão sobre o tema: Os Índios e o Cinema.

A curadoria da Curta Mostra Especial desta edição é da atriz, diretora e escritora Rita Carelli. Rita é autora, ao lado de Ana Carvalho e Vincent Carelli, do livro “Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças” e coordenou ainda a coleção de livros e filmes “Um Dia na Aldeia”, feito em parceria com a ONG Vídeo nas Aldeias, cujos trabalhos ela acompanha desde a fundação. Presença honrosa no Goiânia Mostra Curtas, Rita é parceira e entusiasta do festival de longa data, tendo participado de edições anteriores como ministrante de oficina, júri, diretora e atriz convidada.

A partir do convite feito em outubro de 2016 para assumir a curadoria da Mostra Especial, que já tinha um tema bastante definido, deu-se início o trabalho cuidadoso de pensar e desenhar cada parte da programação desta mostra. Para a curadora, este é um pequeno panorama sobre o tema, que carrega um potencial importante: “Acreditamos que ele possa, ao menos, despertar a curiosidade do público para a diversidade, riqueza e dilemas desses povos, bem como para a latência e inventividade deste cinema – que são tantos – e que urge”- declara. Sobre o papel da curadoria, Rita complementa: “Trata-se de um desafio e uma honra curar uma mostra complexa e instigante como esta”.

A Curta Mostra Especial é composta de exibições de curtas-metragens ligados ao tema em duas sessões especiais, além de debate e homenagens. A programação completa será divulgada em breve.

 

Sobre curadorias