Confira os premiados

17ª Goiânia Mostra Curtas promove Encontros e Lançamentos Literários


 

A extensa programação da 17ª edição da Goiânia Mostra Curtas inclui encontros para a discussão dos caminhos e perspectivas para o audiovisual brasileiro. Serão promovidos os encontros de realizadores; de produtores de festivais; encontro com a animação; além do encontro Início, meio e fins para o audiovisual brasileiro. Lançamentos literários também serão realizados durante o festival.

A 17a Goiânia Mostra Curtas conta com o patrocínio da Rodonaves Transportes através da Lei Goyazes e do SESI – Conselho Nacional, apoio institucional da Universidade Federal de Goiás, do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, Seduce Goiás, apoio da Saneago e da Unimed Goiânia e é realizada pelo Icumam. Toda a programação é gratuita.

Encontros – Os encontros de realizadores de filmes é destinado à troca de experiências entre realizadores audiovisuais de todo o Brasil, sob coordenação do curador e professor Pedro Maciel Guimarães, e vão acontecer nos dias 5 de outubro, quinta, às 17h, no café do Teatro Goiânia, e 8 de outubro, domingo, às 10h, na Sala Anhanguera II do Papillon Hotel.

No encontro com a animação, a ser realizado no dia 6 de outubro, sexta, às 17h, no hall do Teatro Goiânia, produtores de animação do país vão se reunir informalmente para discutir e apresentar informações sobre a participação do Brasil no festival de Annecy 2018, que traz o país como tema. O encontro terá a participação da gerente executiva do Cinema do Brasil, Leila Bourdoukan, e do animador e roteirista César Cabral, dentre outros nomes da animação no Brasil.

Início, meio e fins para o audiovisual brasileiro será o encontro promovido pela 17ª Goiânia Mostra Curtas em parceria com a GOFilmes (Associação das Produtoras Independentes de Cinema e TV do Estado de Goiás) e coordenado pelo presidente da GOFilmes Pedro Novaes, com a participação dos parceiros Cinema do Brasil, Maria Farinha Filmes, Pandora Filmes, Looke, Elo Company, CineBrasil TV, SescTV, dentre outros. Este encontro tem a intenção de reunir produtores independentes de audiovisual, projetos de apoio e entidades para uma conversa informal sobre os rumos das produções audiovisuais brasileiras e será realizado no dia 7 de outubro, sábado, das 10h às 12h, na Sala Anhanguera II do Papillon Hotel.

No domingo, 8 de outubro, às 11h, também na Sala Anhanguera II do Papillon Hotel, vai ocorrer o encontro de realizadores de festivais, com o objetivo de discutir e estimular ideias que impulsionem a cadeia produtiva do audiovisual no país.

Lançamentos literáriosTrajetória do cinema de animação no Brasil, da designer e storyboarder Ana Flavia Marcheti, e Afetos, relações e encontros com filmes brasileiros contemporâneos, do professor e pesquisador Denilson Lopes, serão lançados no dia 6 de outubro, sexta, às 17h30, no hall do Teatro Goiânia.

Afetos, Relações e Encontros com Filmes Brasileiros Contemporâneos discute os  trabalhos de jovens realizadores que chegaram entre 2009 e 2016 ao seu primeiro longa-metragem. Sua emergência coincide com a proliferação do digital, de processos colaborativos e coletivos, bem como a consolidação da Mostra de Tiradentes como a principal vitrine para esta geração.

Trajetória do Cinema de Animação no Brasil é um livro que celebra os 100 anos dessa arte no Brasil. Trazendo um recorte da animação brasileira e entrevistas com alguns dos artistas que marcaram as produções nacionais, o livro é o primeiro que foca no processo criativo de animadores brasileiros em formato de artbook. O intuito é valorizar a animação nacional e incluí-la no repertório de estudo de nossos artistas e produções.

Confira a programação completa aqui.