Confira os premiados

Com Mostrinha, Público infantil tem espaço garantido na 17ª Goiânia Mostra Curtas


 

O público infantil tem sessão especial garantida na 17ª Goiânia Mostra Curtas, com a Mostrinha, que está em sua 16ª edição. São cinco filmes com intuito de promover diversão e educação na sala de cinema. As exibições têm entrada gratuita e, durante a semana – nesta quarta (4), quinta (5) e sexta-feira (6) –, são destinadas a alunos das redes públicas municipal e estadual de educação. No domingo (8), a sessão é aberta a todos. Ao fim, as crianças votam nos filmes preferidos, que serão premiados no encerramento do festival. Veja programação.

A diretora do festival, Maria Abdalla, destaca que a 16ª Mostrinha, é “um evento importante para levar o universo do cinema para a sala de aula e, assim, promover uma discussão sobre cultura e audiovisual com as crianças”.

A curadoria da 16ª Mostrinha é assinada por Geórgia Cynara, que procurou trazer à mostra a mesma diversidade temática encontrada no festival. “Estive atenta à pluralidade dos filmes e a diversidade cultural, uma marca que a curadora e diretora da Goiânia Mostra Curtas Maria Abdalla sempre quer passar. É interessante que os filmes ajudem a formar as crianças para a linguagem do cinema”. São três curtas de ficção e duas animações.

 

O Festival

Entre os dias 3 e 8 de outubro, a 17ª Goiânia Mostra Curtas oferece uma ampla agenda cultural ao público, totalmente gratuita. São cinco mostras, que contemplam a diversidade de gêneros e formatos da produção audiovisual brasileira: Curta Mostra Especial, Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação e 16ª Mostrinha – dedicada ao público infantil. A programação inclui, também, palestras, workshops e oficinas, encontros e lançamentos literários.

Por meio da variedade da programação, a Goiânia Mostra Curtas possibilita uma proximidade com a produção audiovisual feita em todo o Brasil, segundo a diretora do festival, Maria Abdalla. “A intenção é trazer um panorama das produções nacionais, propiciar um intercâmbio de culturas e, ainda, valorizar o setor audiovisual, que têm crescido bastante nos últimos anos”.

Neste edição, o festival conta com o patrocínio da Rodonaves Transportes, por meio da Lei Goyazes, Seduce Goiás e do SESI – Conselho Nacional, apoio institucional da Universidade Federal de Goiás, do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, apoio da Saneago e da Unimed Goiânia. Realização: Icumam.