Inscrições abertas

24 de maio a 27 de julho

Goiânia Mostra Curtas estreia mostra competitiva paralela de Animação


A 17ª Goiânia Mostra Curtas é um festival de curta-metragens de temática livre composta de cinco mostras competitivas – das quais a Curta Mostra Brasil é a oficial e as demais são paralelas – e a Mostra Especial, não-competitiva. Dentre as mostras competitivas, a novidade desta edição é a Curta Mostra Animação, que receberá curadoria do  animador e cineasta Cesar Cabral e contará com voto popular e juri oficial. A nova mostra paralela substitui a Curta Mostra Municípios, que cumpriu um importante papel de incentivar a produção audiovisual pelo interior do País e agora deixa de compor a programação do festival. As inscrições de filmes para as mostras competitivas seguem abertas até dia 27 de julho de 2017,  pelo site www.goianiamostracurtas.com.br.

A Curta Mostra Animação acompanha o aquecimento da produção audiovisual em curta-metragem de animação no território nacional e busca exibir um recorte amplo de animações de todas as regiões do país. Presente ano após ano de modo substancial no panorama de filmes exibidos na Goiânia Mostra Curtas, a animação agora recebe uma mostra paralela inteira dedicada ao gênero. Serão exibidas aproximadamente 10 obras recentes audiovisuais de curta-metragem de animação (de janeiro de 2016 até a atualidade).

Em 2004, o Icumam foi um dos protagonistas da criação do Núcleo de Animação de Goiás (NAG) dentro da 4ª edição da Goiânia Mostra Curtas, que buscava aproximar animadores iniciantes com experientes e organizar atividades do ramo. Essa mesma edição foi inteiramente dedicada ao cinema de animação, desde a Mostra Especial até as atividades formativas como oficinas, debates, homenagens, palestras e lançamentos literários. Além disso, o gênero sempre foi contemplado pelos projetos do Instituto, como no Curso de Formação Profissional – Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais,  que oferece o módulo de animação e o Icumam Lab, que também recebe projetos do gênero.  Para Maria Abdalla, diretora da Goiânia Mostra Curtas “A animação é um gênero com muito potencial e que vive um “momento forte”  no cenário nacional, com boas produções. É um gênero no qual acreditamos desde o começo da Goiânia Mostra Curtas e fico feliz de podermos dedicar um espaço ainda mais justo à sua valorização nesta edição do festival.”

O animador e cineasta Cesar Cabral será o curador da Curta Mostra Animação. Formado em Cinema pela ECA-USP, Cesar Cabral atua desde 2002 como diretor, animador e produtor em projetos para Cinema e Televisão. É sócio da Coala Filmes, produtora especializada em animação stop motion. Tem em seu currículo os curtas Dossiê Rê Bordosa, Tempestade e a série Angeli The Killer.  Cesar foi presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação de 2015 a 2016.

 

 

Inscrições abertas

 

Serviço

Inscrições de filmes na 17ª Goiânia Mostra Curtas

até  27 de julho de 2017

Pelo site: www.goianiamostracurtas.com.br

Mais informações: (62) 3218-3779 / (62) 9 8244-0678 (TIM) / (62) 9 9972-7230 (VIVO)

Inscrições gratuitas

Icumam

www.icumam.com.br