Confira os premiados

Lançamentos literários na 17ª Goiânia Mostra Curtas


A extensa programação da 17ª edição da Goiânia Mostra Curtas inclui lançamentos literários que também serão realizados durante o festival. Trajetória do cinema de animação no Brasil, da designer e storyboarder Ana Flavia Marcheti, e Afetos, relações e encontros com filmes brasileiros contemporâneos, do professor e pesquisador Denilson Lopes, estarão disponíveis para o público da mostra. Os livros serão lançados no dia 6 de outubro, sexta, às 17h30, no hall do Teatro Goiânia.

Afetos, Relações e Encontros com Filmes Brasileiros Contemporâneos procura preencher uma lacuna na bibliografia de estudos sobre o cinema brasileiro após o chamado Cinema da Retomada, que se preocupou em conciliar qualidade e alcance comercial na busca de um público perdido desde o fim dos anos 80. No novo momento, já de meados dos anos 2000 em diante, uma grande parte da produção mais ousada voltou-se para um formato independente das grandes produtoras e seus modelos. Buscando entender esta mudança, o livro discute os  trabalhos de jovens realizadores que chegaram entre 2009 e 2016 ao seu primeiro longa-metragem. Sua emergência coincide com a proliferação do digital, de processos colaborativos e coletivos, bem como a consolidação da Mostra de Tiradentes como a principal vitrine para esta geração. O livro propõe uma leitura crítica que é ao mesmo tempo aposta e reflexão sobre o que é ser um jovem artista hoje em dia, pressionado pela indústria cultural e pelo aumento de custo de vida, que busca pela arte outras formas de criar e de viver em conjunto.

Trajetória do Cinema de Animação no Brasil é um livro que celebra os 100 anos dessa arte no Brasil. Trazendo um recorte da animação brasileira e entrevistas com alguns dos artistas que marcaram as produções nacionais, o livro é o primeiro que foca no processo criativo de animadores brasileiros em formato de artbook. O intuito é valorizar a animação nacional e incluí-la no repertório de estudo de nossos artistas e produções.

A 17a Goiânia Mostra Curtas conta com o patrocínio da Rodonaves Transportes através da Lei Goyazes e do SESI – Conselho Nacional, apoio institucional da Universidade Federal de Goiás, do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, Seduce Goiás, apoio da Saneago e da Unimed Goiânia e é realizada pelo Icumam. Toda a programação é gratuita.

ENTRADA FRANCA

Confira a programação completa, clicando aqui.