Inscrições abertas

24 de maio a 27 de julho

O Festival


Após dezesseis anos ininterruptos de realização, chegamos à 17ª edição Goiânia Mostra Curtas, uma mostra que já figura entre os maiores festivais de curtas-metragens do país. Quando começamos essa história, há quase duas décadas, o solo era bastante improvável. Mas ainda assim, este festival se firmou pela convicção de seus realizadores de que Goiânia e o estado de Goiás tinham todas as competências para sediar eventos de cultura desse porte.

Hoje, ao olhar para a longa história deste evento que já foi palco para a exibição de mais de 1.600 filmes e que atraiu aproximadamente 258 mil espectadores, podemos ver que nossa aposta estava na direção certa. Neste ano, o festival acontece entre os dias 3 e 8 de outubro no Teatro Goiânia trazendo cinco mostras competitivas, além da Mostra Especial, e  articulando uma programação paralela que transita por palestras, debates, lançamentos literários, oficinas, atividades voltadas exclusivamente para o público infantil e atividades formativas.

Certamente, este festival tem um papel inquestionável na democratização e estímulo ao audiovisual goiano e nacional. Mais que uma mostra, a expectativa é de que a Goiânia Mostra Curtas represente sempre uma porta aberta para a troca e o intercâmbio entre aqueles que acreditam na criação artística, na formação, na produção e na difusão.

Até o momento, o festival conta com o fomento da Lei Goyazes, apoio da Unimed Goiânia e incentivo institucional da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Com o projeto aprovado pela Lei Rouanet, o Icumam busca outros parceiros junto a empresas, parceria institucional e organizações do terceiro setor.


Voltar