Confira a programação completa

Divulgada lista de filmes selecionados para a 18ª Goiânia Mostra Curtas


A 18ª edição da Goiânia Mostra Curtas vai exibir um total de 76 filmes durante o festival, que será realizado entre os dias 2 e 7 de outubro, no Teatro Goiânia. Durante os seis dias de mostra, o público poderá conferir gratuitamente produções audiovisuais de 15 estados brasileiros e o Distrito Federal. Para as mostras competitivas serão exibidos 42 curtas de ficção, 17 animações, 13 documentários e 4 experimental. Do número total de filmes selecionados, 41 produções contam com mulheres à frente da sua direção.

“Chegar à 18ª edição do festival com essa expressividade de estados participantes e filmes de notória qualidade demonstram um avanço no cenário audiovisual nacional. É muito gratificante contemplar diferentes formatos e gêneros de curtas-metragens e poder apresentar um panorama amplo das diversas regiões brasileiras”, afirma Maria Abdalla, diretora geral do festival.

 

Confira a lista completa de filmes selecionados!

Mostras

Entre as cinco mostras competitivas que integram a 18ª Goiânia Mostra Curtas, a Curta Mostra Brasil, sob a curadoria de Maria Abdalla, conta com 36 filmes de 15 estados e o Distrito Federal; a Curta Mostra Animação traz 15 representantes de 6 estados, selecionados pelo curador, roteirista e animador César Cabral; a Curta Mostra Goiás, que visa apresentar a produção local, sob seleção de Pedro Maciel Guimarães, apresenta 12 curtas; na 17ª Mostrinha serão exibidos 6 filmes, de 4 estados diferentes, com intuito de promover diversão e educação na sala de cinema, com crivo de Gabriela Romeu; e também sob o crivo de Maria Abdalla, a Curta Mostra Cinema nos Bairros terá 8 filmes de 5 estados exibidos em bairros da capital goiana. Ainda, a única mostra não competitiva, a Curta Mostra Especial, com o tema “Gênero e Invenção: tornar-se mulher no cinema de curta-metragem contemporâneo”, exibirá 12 curtas-metragens selecionados pela diretora, roteirista e antropóloga Maíra Bühler.

 

Premiação

Para os filmes que integram a Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Animação, o corpo de jurados avaliará as categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Prêmio Especial do Júri, Júri Sesc TV, Júri CineBrasil TV e Elo Company. Além dos prêmios cedidos pelas empresas de audiovisual, todos os curtas-metragens escolhidos pelos júris, incluindo o júri popular também recebem o Troféu Icumam.

Realização

Com patrocínio da RTE – Rodonaves Transportes, através da Lei Goyazes, incentivo institucional do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, apresentado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás, através da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e com o apoio da Unimed Goiânia, o festival é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto e busca outros parceiros junto a empresas, parcerias institucionais e organizações do terceiro setor para sua realização.

Serviço:

18ª Goiânia Mostra Curtas

Data: De 2 a 7 de outubro de 2018

Local: Teatro Goiânia

Mais informações: (62) 3218-3779