Confira a programação completa

Finalista do Prêmio Jabuti, o livro “Feminino e Plural: Mulheres no Cinema Brasileiro” é o lançamento literário desta edição


Neste sábado (06/10), às 13h30, o Teatro Goiânia também será palco para  o lançamento do livro “Feminino e Plural: Mulheres no Cinema Brasileiro”, organizado por Karla Holanda e Maria Cavalcanti Tedesco. A coletânea de textos é uma das finalistas do Prêmio Jabuti e seu lançamento integra a programação da 18ª Goiânia Mostra Curtas na tarde deste sábado.

O livro é referência na área de cinema e comunicação, pois apresenta 16 capítulos escritos por pesquisadoras/es e docentes de diversas regiões do país sobre a produção cinematográfica e audiovisual realizada por mulheres desde o cinema silencioso brasileiro até a atualidade.

Juliana Vicente e Yasmin Thayná, jovens cineastas negras homenageadas pela Curta Mostra Especial desta edição, serão destaques do artigo “Formas de visibilidade e (re)existência no cinema de mulheres negras”, juntamente com Viviane Ferreira e Renata Martins. O texto é de autoria das professoras e pesquisadoras Ceiça Ferreira (UEG) e Edileuza Penha de Souza (UnB) e apresenta um panorama da produção cinematográfica feita por mulheres desde o cinema silencioso brasileiro até a atualidade.