Inscreva seu filme

Alcançando a maioridade


Chegar à 18ª edição da Goiânia Mostra Curtas após dezessete anos de realização ininterrupta demonstra o reconhecimento do festival como um dos mais expressivos do país, responsável por atrair, nesse período, aproximadamente 270 mil espectadores para cerca de 1.700 obras do cinema nacional em curta-metragem.

Apesar de todos os desafios diários, quando começamos essa história, há quase duas décadas, o solo era ainda mais improvável. Hoje, ao olhar para a longa história deste evento, vibramos pelo fato de que a Goiânia Mostra Curtas resistiu e se consolidou pela nossa aposta – hoje convicção – de que Goiânia e o estado de Goiás tinham todas as competências para sediar eventos culturais desse porte.

A 18ª Goiania Mostra Curtas acontece entre os dias 2 e 7 de outubro no Teatro Goiânia e é composta por cinco mostras competitivas (Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Cinema nos Bairros e 17ª Mostrinha), sendo a Mostrinha voltada inteiramente ao público infanto-juvenil e geral interessado, que articula a rede pública de ensino do estado e município, e uma mostra especial não competitiva onde a cada ano é abordada uma temática relevante do nosso cotidiano com a finalidade de promover a reflexão, a representatividade e a discussão sobre o assunto. Conta também com vasta programação paralela como lançamentos literários, palestras, debates, atividades de formação, painéis, mesas-redondas e oficinas que são essenciais para a formação, qualificação e amadurecimento das produções e dos profissionais participantes.

O festival continua cumprindo seu inquestionável papel na democratização, difusão, estímulo à produção e profissionalização do audiovisual goiano e nacional. Buscando alcançar a maioridade, o festival chega aos seus 18 anos com o mesmo empenho do início, mas com mais forças e maturidade para difundir as produções audiovisuais brasileiras. Mais que um evento anual, a expectativa é de que a Goiânia Mostra Curtas represente sempre uma grande janela para o intercâmbio entre os que acreditam na transformação da realidade por meio da criação artística, na formação, na produção e na difusão da diversidade cultural do Brasil.

Até o momento, o festival conta com o incentivo institucional do Ministério da Cultura através da Secretaria do Audiovisual. O Icumam busca outros parceiros junto a empresas, parcerias institucionais e organizações do terceiro setor para sua realização.

 

Maria Abdalla

 


Voltar