Confira a programação completa

Oficinas


Oficina de Documentário

 

Ministrante: Juliano Salgado – diretor

3 out (qua), 4 out (qui) e 5 (sex)

9h às 13h | Sala 1

 

Ementa:

A oficina de 3 dias, abordará o processo de elaboração de um filme documentário através da observação de trechos de filmes do diretor e de outros cineastas que influenciaram seu trabalho. Será discutida ainda a abordagem da construção narrativa por meio do estudo da dramaturgia cinematográfica, a circunscrição da problemática de um filme em seu estágio de desenvolvimento buscando seu centro de gravidade; técnicas de entrevistas e pesquisa de materiais de arquivo e um estudo de modos e formas de construção e montagem.

 

Conteúdo programático:

Sequências criativas para documentários;

A gramática Visual e a gramática da tela;

Como esclarecer sua visão criativa com confiança e desenvolver personagens atraentes com os quais seu público se conectará;

Como definir o enredo mais envolvente da história organizando os pontos de plotagem para o máximo impacto;

Como reunir os elementos da história em um filme único, coeso e emocionante.

 

Público alvo: 

A oficina é destinada a cineastas, estudantes universitários, alunos de audiovisual e alunos de escolas profissionalizantes, com curso voltado à área de cultura.

Os selecionados deverão realizar o pagamento via transferência bancária ou depósito no valor de R$ 50,00. Inscrições aqui.

 

 

Oficina de Produção

 

Ministrante: Emilie Lesclaux – produtora

3 out (qua), 4 out (qui) e 5 (sex)

9h às 13h | Sala 2

 

Ementa:

A oficina de três dias tem como objetivo mostrar como planejar, organizar e gerenciar com sucesso uma produção de longa ou de curta-metragem desde o início do seu desenvolvimento até sua comercialização por um ponto de vista criativo. Emilie abordará questões relacionadas a atividade de um produtor criativo que participa ativamente com o diretor em todas as etapas do filme, desde a elaboração do projeto que inclui cronograma, plano de financiamento e orçamento, passando pelo desenvolvimento do roteiro (pesquisa, laboratórios, mercados de coprodução), a escolha da equipe, etapas de filmagem e de pós-produção, e ainda como maximizar ao máximo o lançamento do filme através de estratégias que incluem exibições em festivais, escolha de agente de vendas, distribuidor e salas de cinema.

 

Conteúdo programático:

A escolha de um projeto;

Financiamento; ideias de planos de financiamento e orçamento;

Como montar a melhor equipe para seu filme;

O que buscar e o que esperar do mercado internacional;

Comercialização – até onde vai o trabalho de um produtor;

 

Público alvo:

Esta oficina é ideal para produtores, gerentes de produção, diretores assistentes, roteiristas, atores e qualquer pessoa interessada em filmagem e produção de cinema. Iniciantes são bem-vindos.

Os selecionados deverão realizar o pagamento via transferência bancária ou depósito no valor de R$ 50,00. Inscrições aqui.

 

INSCREVA-SE!

__________________________________________________________________________________________________________

Local das Oficinas da Feira Audiovisual: 

Vila Cultural Cora Coralina– Rua 3, s/n – St. Central, Goiânia – GO, 74015-005 (atrás do Teatro Goiânia)


Voltar