19ª Goiânia Mostra Curtas tem programação intensa no fim de semana


 

A 19ª Goiânia Mostra Curtas segue para a reta final. Até domingo, o festival traz as últimas sessões da Curta Mostra Brasil, a Curta Mostra Animação e a Curta Mostra Especial – O Amor e Suas Formas, que não é competitiva. Em destaque também, a 18ª Mostrinha, com filmes dedicados ao público infantil, para toda a família ver junto e votar no melhor filme. Tudo com entrada gratuita no Teatro Goiânia, em Goiânia (GO).

Na programação paralela a exibição de filmes há ainda oficinas, master class, laboratório de roteiros, pitching, encontro com animação e realizadores, e evento de networking na Feira Audiovisual, na Vila Cora Coralina, que fica atrás do Teatro.

Confira a programação completa.

 

Mostra Especial

No sábado, às 14h, começa a Curta Mostra Especial – O Amor e Suas Formas. O primeiro programa Amar & Pertencer busca, na história do cinema brasileiro, filmes que encenam gestos de comunhão e laços amorosos construídos para além do amor romântico. A exibição dos filmes será seguida de um debate com o tema Como representar o desejo? Como representar o amor?.

O segundo programa será no domingo, 13, às 15h. Em Amar & Arder, os títulos representam o sentimento amoroso em suas formas mais urgentes e arrebatadas, e muitas vezes menos convencionais. Ao todo, serão exibidos 17 filmes. Este ano, a Mostra Especial homenageia as cineastas Helena Ignez e Olga Futemma.

Encerramento

No domingo, 13, último dia do festival, a programação começa às 10h30, com a 18ª Mostrinha. Os filmes, com classificação indicativa livre, abordam temas voltados ao público infantil.

Mais tarde, às 20h, tem a cerimônia de encerramento. O momento contará com a presença da homenageada da Mostra Especial, Olga Futemma, cineasta, pesquisadora, arquivista e gestora cultural junto à Cinemateca Brasileira. Durante o evento o filme, dirigido por ela, “Retratos de Hideko” (1982) será apresentado. Também haverá a homenagem in memoriam a Edina Fujii, empresária da área de cinema.

Em seguida, o público da 19ª Goiânia Mostra Curtas conhecerá os vencedores das mostras competitivas, que levarão para casa o Troféu Icumam. Entre os prêmios estão também locação de equipamentos, cursos de formação audiovisual, serviços de pós-produção, finalização, distribuição e prêmios de aquisição.

Os curtas-metragens da Curta Mostra Brasil concorrem ainda ao prêmio de Melhor Filme, que será escolhido pelo Júri SescTV. Já o Melhor Filme de cada mostra será eleito pelo Júri Elo Company. Todas as mostras competitivas contam também com Júri Popular.

 

Realização

O festival é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto e conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, Agência Nacional do Cinema – Ancine, Caixa e Governo Federal; apresentação Governo de Goiás e Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás; apoio da Unimed, Sesi Go, Sebrae Go, Fecomércio Go e Sesc; e promoção TV Anhanguera, Executiva e O Popular.