Cartaz da 19ª Goiânia Mostra Curtas é baseado na obra de Fernando Costa Filho, com intervenção gráfica de Beatriz Perini e Franxyk


00

 

A arte da 19ª Goiânia Mostra Curtas tem uma peculiaridade. Nesta edição, o cartaz do festival foi produzido por duas artistas gráficas e designers com base na obra do artista plástico goiano Fernando Costa Filho. Beatriz Perini e Franxyk fizeram uma interferência gráfica sob a obra que o artista plástico cedeu para o festival.

Pintor, desenhista e artista gráfico, Fernando Costa Filho pertence à geração da arte contemporânea de Goiás, sendo o precursor do desenho contemporâneo no Estado. Com mais de 40 anos de carreira, Fernando iniciou suas atividades em artes plásticas em 1963, em Brasília, e seguiu para São Paulo em 1971, onde seguiu paralelamente com atividades em projetos gráficos e publicidade. Participou de diversas exposições coletivas em Goiás e por todo o país, como Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.

Com base no tema afeto, encontro e união, As artistas gráficas e designers Beatriz Perini e Franxyk seguiram com as características do trabalho de Fernando, trabalhando sobreposições, cores vibrantes e diferentes estéticas reunidas. “Nos apropriamos da obra de Fernando para criar novas imagens e um alfabeto baseado em suas pinceladas para transformarmos as texturas de seu quadro em um padrão”, explicam as artistas. As produções gráficas e visuais de Beatriz e Franxyk, aliadas ao trabalho de Fernando Costa Filho, serão a marca de todo o material de divulgação gráfico, serigráfico e digital desta edição.

A diretora-geral do festival, Maria Abdalla, destaca que ter a presença de artistas goianos em colaboração com o festival só reforça a identidade do evento. “Ter duas jovens artistas responsáveis por toda a criação visual, com base nas obras do querido Fernando Costa Filho, é muito significante. Toda identidade visual desta edição terá uma característica atual, mas sem perder a referência do trabalho de Fernando que, apesar de ter sido produzido na década de 80, é extremamente contemporâneo”, ressalta.

Desde sua primeira edição a Goiânia Mostra Curtas tem a particularidade de promover o encontro entre as artes visuais e gráficas, a fotografia e o audiovisual. Entre os convidados estão nomes como Paulo Caetano, Katia Jacarandá, Juliano Moraes, Marcelo Solá, Pitágoras, Fabíola Morais, Siron Franco, Kaboco, Mateus Dutra, Oscar Fortunato, Bicicleta Sem Freio, André Morbeck, Wes Gama e Beatriz Perini, na 18ª Edição.