Curta Mostra Especial traz o tema “O Amor e suas Formas”


 

A 19ª Goiânia Mostra Curtas realiza a sua Mostra Especial nos dias 12 e 13 de outubro, no Teatro Goiânia, em Goiânia (GO). Com o tema O Amor e suas Formas, a mostra, que não é competitiva, traz 14 títulos em seus dois programas, além de outros em homenagens a mulheres relevantes, totalizando 17 filmes produzidos em diferentes épocas e Estados do País, que marcaram diversos períodos do cinema brasileiro.

A escolha do tema, segundo a diretora geral da 19ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, foi diante do panorama das relações vividas atualmente, dos questionamentos sobre os tipos de amor e do ideal romântico que segue em alta. “Queremos promover a discussão das formas de amor e de amar, tanto do ponto de vista antropológico quanto filosófico”, explica.

A proposta do festival é reunir várias perspectivas e nuances da produção do País, mantendo a consonância com as homenageadas. Em 2019, a Mostra Especial homenageia Helena Ignez, na abertura do festival, no dia 8 de outubro, às 20h; e Olga Futemma no encerramento no dia 13, também às 20h. Helena também é homenageada este ano da Goiânia Mostra Curtas como um todo.

“São duas mulheres extraordinárias que, ao longo da carreira, se reinventaram de maneira singular, verdadeiros espelhos para todos nós do audiovisual”, ressalta Maria Abdalla.

Helena Ignez é uma das principais atrizes do cinema moderno brasileiro e o reconhecimento de todo o seu trabalho coincide com duas datas muito significativas na sua vida: a comemoração de seus 80 anos e dos 60 anos de sua estreia nas telas. Também dirigiu filmes premiados. Já Olga Futemma, com os seus seis curtas-metragens, dirigidos entre 1972 e 1989, imprimiu uma estética de cunho poético e pessoal, ao mesmo tempo que não deixou de ter como perspectiva a herança cultural e as discussões em torno das questões feministas de seu tempo.

 

Programação

As exibições da Mostra Especial vão acontecer em duas partes. No dia 12 de outubro, às 14h, o primeiro programa Amar & Pertencer busca, na história do cinema brasileiro, filmes que encenam gestos de comunhão e laços amorosos construídos para além do amor romântico. Já no dia 13, às 15h, vem Amar & Arder, com títulos que representam o sentimento amoroso em suas formas mais urgentes e arrebatadas, e muitas vezes menos convencionais, nos quais o sexo ocupa um papel central.

Este ano, a curadoria é de Lila Foster e Marcus Mello. Para eles, o intuito é refletir “sobre esse sentimento além do ideal romântico nesses tempos de enorme fissura, caracterizados pela incapacidade de diálogo e de entendimento, incluindo uma guinada conservadora com assustadores retrocessos comportamentais”.

Lila, além de curadora, é pesquisadora e concentra seu trabalho no levantamento da produção amadora e experimental no Brasil. Marcus Mello é programador, pesquisador, membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e um dos editores da revista Teorema, fundada em agosto de 2002, uma das publicações de cinema mais respeitadas do Brasil.

 

Debate

“Como representar o desejo? Como representar o amor?”. Esse é o tema do debate que acontece dentro da Mostra Especial no dia 12 de outubro (sábado), às 16h. Três profissionais farão a reflexão sobre as diferentes possibilidades de representação do desejo e do amor no cinema. Mediado por Lila Foster e Marcus Mello, terá como debatedores a cineasta e produtora Amina Jorge; o curador e cineasta Eduardo Valente; e o cineasta Fábio Leal.

 

O Festival

A 19ª Goiânia Mostra Curtas acontece de 8 a 13 de outubro, no Teatro Goiânia, em Goiânia (GO) e, além da Mostra Especial, tem a mostra competitiva dividida em quatro categorias: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação e 18ª Mostrinha. Ao todo, no festival, serão 87 filmes exibidos.

O festival é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto e segue em busca outras parcerias junto a empresas, instituições e organizações do terceiro setor para garantir a realização da melhor forma possível. Até o momento, conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, Agência Nacional do Cinema – Ancine, Caixa e Governo Federal; e apoio da Unimed, Sesi Go, Sebrae Go, Fecomércio Go e Sesc.

 

Confira aqui a programação completa da Curta Mostra Especial – O Amor e Suas Formas.