Inscrições abertas para Laboratório de Roteiros Audiovisuais – Consultorias


 

Roteiristas, estudantes, profissionais de audiovisual e público em geral poderão receber consultoria através do Laboratório de Roteiros Audiovisuais da 19ª Goiânia Mostra Curtas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 17 de julho.

São 12 vagas, sendo três para cada um dos laboratórios avançados oferecidos. Os interessados poderão escolher entre Roteiro Cinematográfico (ficção e documentário), Roteiro para Séries de TV (drama e humor), Roteiro para Websérie (ficção e documentário) e Roteiro para Animação.

Os argumentos selecionados terão consultorias individuais dos roteiristas Di Moretti, Renata Martins, Rosana Urbes, Thiago Fogaça, renomados nos cenários nacional e internacional. As consultorias serão realizadas nos dias 10 e 11 de outubro, sendo que cada uma terá duração de duas horas.

“O nosso objetivo é promover um laboratório em nível mais avançado para aquelas pessoas que já tem um argumento ou roteiro, que buscam essa consultoria mais direcionada”, enfatiza a diretora-geral da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla. Segundo ela, o festival vai além da exibição e divulgação de filmes, consiste também em formação de plateia, se fazendo importante ainda na valorização do roteiro como produto e a qualificação do setor audiovisual.

Pitiching

No dia 12 de outubro, os participantes farão o pitiching do argumento, com duração de três horas. Esta é a defesa oral que será assistida por todos os participantes e pela banca formada pelos consultores e até dois roteiristas, além de produtores e diretores convidados. A banca escolherá um projeto de cada consultoria para receber o certificado de melhor projeto do Laboratório de Roteiros Audiovisuais. Eles serão entregues na cerimônia de encerramento da 19ª Goiânia Mostra Curtas, no dia 13 de outubro, às 20h, no Teatro Goiânia, em Goiânia (GO).

 

Laboratórios e Consultorias

Roteiro Cinematográfico (ficção e documentário): esta consultoria envolve breve apresentação do projeto por parte dos realizadores; análise geral do argumento; análise das personagens e relações que estabelecem entre si; análise da estrutura; e sugestões de encaminhamento. O consultor é Di Moretti. Formado em Rádio/TV pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), iniciou a vida profissional como redator em programas de rádio e televisão. No entanto, consolidou a carreira como roteirista de cinema, professor (Sesc, Escola São Paulo, Espaço Unibanco, FAAP, Festival de Brasília, Mostra Tiradentes), e consultor de roteiro (Sundance Institute, Laboratório Sesc de Roteiros). Foi roteirista de longas-metragens premiados, como O velho, a história de Luiz Carlos Prestes (doc.); Latitude Zero; As vidas de Maria; Cabra-cega; e Filhas do vento. Para a TV, roteirizou o especial O menino Grapiúna, a série policial O grampo e a série médica O mal da cura.

Roteiro para séries de TV (drama e humor): a ementa deste módulo traz as seguintes etapas: premissa, tema, storyline e motivação; universo da série; sinopse; construção da personagem; conflito e progressão dramática; a melhor estrutura para o seu projeto (procedural, episódica, híbrida, serializada ou antologia); arco da temporada; e pitching. A consultoria fica a cargo da roteirista Renata Martins. Ela é formada em Cinema e pós-graduada em Linguagens da Arte pela Universidade de São Paulo (USP). Criou a premiada websérie Empoderadas. Integrou a equipe de roteirista da série Pedro e Bianca, ganhadora dos prêmios: Emmy Kids Internacional, Prix Jeunesse Ibero-americano e Internacional. Dirigiu e roteirizou o curta-metragem Aquém das nuvens, premiado e exibido em mais de dez países. Coordenou o desenvolvimento da série Rua Nove. É dramaturga do espetáculo IDA, da Cia Coletivo Negro. Roteirizou o curta-metragem Sem Asas, com estreia prevista para este ano. Coordenou a produção do primeiro Seminário Nacional Mulheres Negras no Audiovisual, em 2017.  Compôs a equipe de roteirista como colaboradora na novela Malhação – Viva a Diferença, da Rede Globo, ganhadora do Emmy Kids Internacional de 2018.

Roteiro para animação: as consultorias individuais passam por etapas, como relevância do tema e de ser realizado em animação; personagens (objetivo, motivação, potencial de entretenimento na atuação e empatia); estrutura da história (curva dramática e/ou experimentação narrativa); conceito visual atrelado à narrativa; e viabilidade técnica em animação. A consultoria é da animadora, ilustradora e storyboard, Rosana Urbes. Ela trabalhou por oito anos no exterior, seis deles nos Estúdios Disney, em filmes como Mulan, Tarzan e Lilo & Stitch. Dirigiu e animou Guida, filme de animação com mais de 70 prêmios nacionais e internacionais. Atualmente, desenvolve filmes de animação, livros e oficinas na sua produtora em São Paulo.

Roteiro para websérie (ficção e documentário): o módulo tem análise temática principal (objetivo moral/ético, atitudes morais, medos e desejos universais); análise personagens (meta, motivação, empatia, falha moral, arco emocional, história pregressa); análise estrutura (quantos episódios, estrutura de conflito, ganchos, pontos de trama e progressão dramática); análise cenas e beats (cenas, sequências e beats – onde começam, onde terminam e quais seus objetivos dramáticos, propósito e inversão de valores); análise diálogos (subtexto, exposição, naturalidade); análise potencial viral (brevidade – minutagem e estrutura na internet -, novidade, objetividade, humor, drama ou exposição de assunto em voga). Quem está na consultoria individual é Thiago Fogaça. Diretor e roteirista, se formou em Cinema na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e fez mestrado de Roteiro na New York Film Academy, de Los Angeles. De volta ao Brasil, ensinou no MIS, Senac, Cine-Sesc, Escola São Paulo, AIC, Casa do Saber e FAAP. Treinou equipes na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e nas agências Young & Rubicam, Leo-Burnett, Talent e no Google, além de ter dado palestras nas faculdades Mackenzie e Rio Branco.

 

Cronograma

Período de inscrições – 18/06 a 17/07

Divulgação de selecionados – 02/08

Consultorias individuais – 10/10 e 11/10

Pitching – 12/10

 

Regulamento/Ficha de inscrição