Lançamento Literário


Lançamento Literário

9 out (qua) – 17h
Local: Vila Cultural Cora Coralina
Livro: Helena Ignez, actrice expérimentale
Autores: Pedro Guimarães e Sandro de Oliveira

 

O livro apresenta da maneira analítica e sustentada a estética do jogo autoral de Helena Ignez e sua contribuição para a reinvenção formal do cinema brasileiro no início dos anos 1970. Foram estudadas as “figuras essenciais de jogo” da atriz (Moullet) tentando identificar recorrências gestuais, de postura e de retórica de atuação presentes no trabalho da atriz nesses filmes.

Fez também parte da análise a relação da atriz com os movimentos de vanguarda brasileiros do período (cinema, artes visuais, teatro); sua filiação ao que havia de mais moderno em termos de atuação não-naturalista no cinema, evocando figuras como Charles Chaplin, Gena Rowlands, Ingrid Bergman e Harriet Andersson; a relação do seu jogo autoral com o cinema burlesco e o cinema russo do início do século XX, com os procedimentos de atuação no teatro e no cinema modernos, nomeadamente a influência de Bertolt Brecht, de Ingmar Bergman e de Roberto Rossellini, no cinema experimental de Harun Farocki e Stan Brakhage e no cinema de gênero de Ivan Cardoso e José Mojica Marins. 

A terminologia “atriz experimental” foi empregada para fugir da polissemia e do lugar comum do termo “atriz marginal” e redefinir procedimentos estéticos de atuação que fizeram do trabalho de Helena Ignez a grande contribuição para a arte do ator no cinema. A publicação do livro teve aporte da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 

Editora: Laboratório ACCRA/Universidade de Strasbourg (França)

 


 Locais:

Vila Cultural Cora Coralina – Rua 3, s/n – St. Central, Goiânia – GO, 74015-005 (atrás do Teatro Goiânia)


Voltar