Inscrições para Filmes

A resistência por meio do audiovisual


A Goiânia Mostra Curtas chega em 2019 como um marco. Num momento em que a cultura e, especialmente, o audiovisual estão passando por um desmonte no país, em que tudo o que foi conquistado está em retrocesso, realizar um festival desse porte por 19 anos consecutivos mostra a importância e reconhecimento do evento como um dos mais significativos do país na área, reconhecido nacionalmente. Os números comprovam: em todos esses anos, já passaram pelo festival mais de 280 mil expectadores que assistiram mais de 2 mil curtas-metragens nacionais.

São incontáveis desafios em quase duas décadas de produção, que consolidaram Goiânia como um celeiro da produção audiovisual nacional. O incentivo à produção local de filmes faz com que o Estado se torne e se consolide cada vez mais como um polo de cinema. A cada edição, a Goiânia Mostra Curtas mostra que Goiás é um polo fixo para divulgação e ampliação da cultura e cinema brasileiros. Democratizar a difusão do audiovisual nacional é o foco e o objetivo central do evento e, talvez mais do que nunca, realizar o festival se torna tão essencial.

A 19ª Goiânia Mostra Curtas será realizada de 8 a 13 de outubro, no Teatro Goiânia, em Goiânia – Goiás, e é composta por cinco mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Cinema nos Bairros e 18ª Mostrinha, sendo a Mostrinha voltada ao público infanto-juvenil e geral interessado, que articula a rede pública de ensino do estado e município; além de uma mostra especial não competitiva que aborda uma temática relevante do nosso cotidiano para promover a reflexão, a representatividade e a discussão sobre o assunto. A programação paralela segue com lançamentos literários, debates, encontro com realizadores e laboratórios de roteiros audiovisuais. Já na Feira Audiovisual temos painéis, masterclass, oficinas e evento de network.

A história do festival tem relação íntima com o histórico de desenvolvimento do audiovisual em Goiás. O setor está em franco crescimento e desenvolvimento, com isso, a produção goiana está presente em eventos audiovisuais e festivais com premiações em longas e curtas. Em sua trajetória inicial, a Goiânia Mostra Curtas atendia demandas primárias de formação. Hoje, quase 20 anos depois, se estende a demandas mais elevadas, com estímulo a atividades relacionadas ao mercado de forma avançada, pensando também na capacitação. Assim, o festival tem grande impacto na economia criativa, com geração de emprego e renda para diversos profissionais.

Nas circunstâncias em que nos encontramos, deparar-se com o afeto mostra que estamos no caminho certo. É justamente esse afeto, no substantivo e no verbo, que dão vida a esse festival. Somente o encontro e a união de parceiros tornam possível a realização da 19ª edição deste evento, que estimula a produção e profissionalização do audiovisual goiano e nacional. Com a mesma garra da primeira edição, chegamos aqui, com toda força necessária para que a Goiânia Mostra Curtas seja sempre um caminho de transformação, inovação e promoção da diversidade cultural brasileira.

 


Voltar