Oficinas


Oficina “A luz e a composição dos quadros na imagem em movimento”
Ministrante: Heloisa Passos – Diretora de Fotografia
9 out (qua), 10 out (qui) e 11 out (sex)
9h às 13h | Sala 1

Ementa:
A oficina tem como objetivo abordar os princípios básicos da direção de fotografia: a luz (exposição, cor), o enquadramento (composição do quadro) e o movimento de câmera. Pretende mostrar como pensar a direção de fotografia em todos estágios de um filme de longa-metragem, passando pela leitura do roteiro, pré-produção, filmagem e pós-produção. Heloisa usará sequências de três filmes de longa-metragem como estudo de caso: Mulher do Pai de Cristiane Oliveira (Melhor direção de fotografia no Festival do Rio 2016), Construindo, Pontes de Heloisa Passos (Prêmio ABC de melhor direção de fotografia de documentário 2019) e Deslembro de Flávia Castro (Prêmio da Crítica – Festival de Cinema Latino Americano de Biarritz e no Festival do Rio).

Conteúdos Programáticos:
– Como montar a equipe do departamento da direção de fotografia;
– Com que equipamento devo fazer este filme? Que câmera, que lentes?;
– Cada projeto, um lugar, o estudo da luz em cada locação;
– Pensando na decupagem de um filme, através de exemplos citados acima.

Público-alvo:
Esta oficina é ideal para fotógrafos, assistentes de câmera, assistente de direção, produtores e qualquer pessoa interessada em filmagem e produção de cinema.

 

___________________________________________________________________________________________________________

 

Oficina “Direção para Série de TV”
Ministrante: Fernando Coimbra – Diretor
10 out (qui), 11 out (sex) e 12 out (sáb)
9h às 13h | Sala 2

Ementa:
O papel do diretor na direção de episódios de séries de TV. Baseado em sua experiência, o palestrante discutirá os processos de realização das séries O homem da sua vida (HBO), Narcos (Netflix), Outcast (FOX), Dilema (Netflix) e Terrores Urbanos (Record e Warner Channel). O trabalho de colaboração com os produtores e showrunners. As diferenças na colaboração com atores e equipe técnica em relação à produção de um longa-metragem. O papel do diretor geral versus o diretor de episódio. As diferenças entre a produção de séries no Brasil e nos Estados

Conteúdos Programáticos:
– Como é formada a equipe de criação de uma série de TV. O papel do showrunner e da sala de roteiristas. Onde e como o diretor entra nesse processo. A diferença entre o processo de realização de um longa-metragem e de uma série de TV do ponto de vista da direção. A diferença entre o diretor do piloto (ou diretor geral) e os diretores de episódio. O sistema norte americano e o sistema brasileiro e seus funcionamentos diversos;
– O processo criativo e como imprimir sua marca como diretor dentro de uma série de TV;
– Exibição de cenas de episódios de séries como Narcos e Outcast, dirigidas pelo palestrante e explanação sobre as escolhas artísticas e a forma como foram realizadas;
– A direção geral de uma série e o desafio de fazer terror na TV brasileira. Exibição de cenas da série Terrores Urbanos e explanação sobre seu processo criativo e de produção. Discussão sobre as especificidades deste gênero.

Público-alvo:
Esta oficina é ideal para diretores, profissionais e estudantes do meio audiovisual.

 

[FICHA DE INSCRIÇÃO]

 

___________________________________________________________________________________________________________

 

Local das Oficinas da Feira Audiovisual: 

Vila Cultural Cora Coralina– Rua 3, s/n – St. Central, Goiânia – GO, 74015-005 (atrás do Teatro Goiânia)


Voltar