Painéis


Painel 1:
Afinal, que cinema fazemos?

9 out (qua)
15h às 17h | Sala Multimídia

 

Ementa:
O cinema brasileiro é capaz de sobreviver sem leis de incentivo e apoios públicos? O que aprendemos com o fim da Embrafilme e o que realizamos nos quase 20 anos de Ancine? Somos ou algum dia seremos uma indústria? O que esperar do futuro do Cinema Brasileiro?

Participantes:
Helena Ignez – Atriz e diretora
Fernando Coimbra – Diretor
Rachel Ellis – Produtora
Mediador: Ivan Melo  – Produtor

 

 

Painel 2:
A importância dos curtas-metragens e do maior e mais relevante meio de exibição deles: os festivais de cinema
10 out (qui)
15h às 17h | Sala Multimídia

 

Ementa:
A maioria das pessoas nunca assistiu a um curta-metragem, e considerando que grandes cineastas do mundo começaram fazendo curtas-metragens, como Stanley Kubrick, David Lynch,  Christopher Nolan e Kleber Mendonça Filho, e dada a importância óbvia deles para a indústria, por que os curtas-metragens ainda permanecem nas sombras? Será que isso tem relação com o fato de que os curtas esculpem um espaço para vozes frequentemente reprimidas no mundo dos blockbusters de grande orçamento? A trajetória normal de um bom curta-metragem é ser exibido em diversos festivais e fazer parte de uma seleção oficial de festivais não é apenas uma vitória para o filme, mas também uma porta para que o cineasta e a sua equipe ganhem destaque e divulguem seus nomes associados a projetos de sucesso.

Porque então os financiamentos, sejam para curtas, sejam para festivais de cinema, estão tão escassos? O que se pode esperar de um país onde não há investimento, sejam eles públicos ou da própria indústria na formação de novos talentos e em festivais que são os mais importantes meios para divulgar esses novos talentos?

Participantes:
Ana Paula Ladeira – Professora e pesquisadora
Cíntia Domit Bittar – Diretora da Associação dos Produtores Independentes (API)
Bertrand Lira – Cineasta e pesquisador
Marcus Mello – Curador e programador
Mediador: Ivan Melo – Produtor

[FICHA DE INSCRIÇÃO]

_________________________________________________

 

Local dos Painéis da Feira Audiovisual:

Vila Cultural Cora Coralina – Rua 3, s/n – St. Central, Goiânia – GO, 74015-005 (atrás do Teatro Goiânia)

 


Voltar