Pitching seleciona melhores roteiros do Laboratório


 

Para encerrar a programação de atividades da Feira Audiovisual da 19ª Goiânia Mostra Curtas, realizada na Vila Cultural Cora Coralina, os participantes do Laboratório de Roteiros Audiovisuais se reuniram para o pitching do argumento trabalhado durante as consultorias ao longo da semana. Este foi o momento em que cada um fez a defesa oral do seu roteiro para a banca formada pelos consultores Di Moretti, Rosana Urbes, Renata Martins e Thiago Fogaça; e os diretores convidados César Cabral e José Augusto de Blasiis.

Cada apresentação foi rigorosamente cronometrada em três minutos e a banca teve outros três para questionamentos e comentários. Segundo Di Moretti, o pitching é uma venda de ideias fundamental para o mercado, por isso, o roteirista deve apresentar a história da melhor forma possível neste curto período de tempo.

“A gente sentiu aqui que, às vezes, eles podem se perder no pensamento e na eficiência da contação dessa história. Talvez o pitching também sirva para que a gente tente melhorar, tente aperfeiçoar essa contação de história, para quem está ouvindo pela primeira vez tentar entender o que é este universo, de que maneira essa história se dá”, explicou.

Após as defesas, os roteiristas se reuniram para definir os melhores roteiros apresentados. Os vencedores serão conhecidos pelo público na cerimônia de encerramento da 19ª Goiânia Mostra Curtas neste domingo, 13, às 20h, no Teatro Goiânia.

Laboratório

Durante dois dias do festival, roteiristas, estudantes e profissionais de audiovisual tiveram a oportunidade de discutir seus argumentos com profissionais renomados no cenário nacional e internacional. O roteirista de longas-metragens premiados, Di Moretti, estava à frente do laboratório de Roteiro Cinematográfico (ficção e documentário). A roteirista Renata Martins foi a consultora do tema séries de TV (drama e humor). Sobre roteiro para animação, os participantes tiveram a consultoria de Rosana Urbes e em Websérie (ficção e documentário), Thiago Fogaça.