A Goiânia Mostra Curtas completa dez anos de incessante busca pela democratização audiovisual, qualificação profissional e formação de plateias para o cinema brasileiro – motivo que leva o festival, em sua décima edição, a refletir sobre as conquistas obtidas e os desafios ainda enfrentados pelo audiovisual nesse período.
Foram dez anos de muitas produções, trabalho em equipe, obstáculos, aprendizado, superação e realizações. Foi a década que reavivou o cinema em Goiás e o consolidou no circuito de festivais nacionais de cinema. Foi o período em que o cinema brasileiro, por meio do curta-metragem, reinventou sua linguagem, suas estéticas e narrativas, ressignificando e difundindo toda a diversidade cultural do país.
Como em 2009, o público tem participação ampliada nesta edição comemorativa, por meio da instalação do júri popular nas cinco mostras competitivas. A Mostrinha, em sua nona edição, segue revelando a alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular em Goiânia e às crianças em geral toda a magia do cinema.
Seminário e oficinas são, a cada ano, concebidos como espaços privilegiados de intercâmbio direto entre estudantes e profissionais locais com os realizadores de destaque nacional. As discussões mais atuais dentro do cenário audiovisual brasileiro têm espaço garantido ao longo do festival, tanto nos debates quanto nos encontros de entidades e de realizadores.
Em 2010, três mostras especiais integram, de forma inédita, a programação do festival. A Curta Mostra Especial 10 Anos, Curta Mostra Goiás Especial 10 Anos e a Curta Mostra Cinema nos Bairros Especial 10 Anos fazem um retrospecto das produções que passaram por Goiânia nessa década de realizações da Goiânia Mostra Curtas.
Em outubro, Goiânia, mais uma vez, vai se transformar na capital do curta-metragem brasileiro. A Goiânia Mostra Curtas, há dez anos um projeto já ousado e cheio de ambições, revela-se hoje um festival prestigiado, consolidado, maduro. O sonho cresceu, ganhou forma e tornou-se maior que o sonhador.
O Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), organização não-governamental realizadora do festival, quer compartilhar esse momento histórico com a sociedade. Celebremos os dez anos da Goiânia Mostra Curtas!
Maria Abdalla
Diretora Geral