O Festival

A Goiânia Mostra Curtas cumpre, desde 2001, o desafio de democratizar o acesso à produção audiovisual brasileira, capacitar profissionais e formar plateia para o cinema nacional. Essa vitrine generosa e diversa de nossa cultura colocou e consolidou o Estado de Goiás no circuito dos mais importantes festivais de cinema em curta-metragem do Brasil.

Aproximadamente 210 mil espectadores estiveram presentes na Goiânia Mostra Curtas ao longo de 12 anos, período em que o festival exibiu 1.392 filmes, envolveu 1.550 profissionais em sua produção e trouxe para a capital 888 convidados de todo o país. O festival também realizou 37 oficinas, 35 debates, 30 encontros de entidades, 48 homenagens a personalidades do audiovisual brasileiro e levou o cinema a 42 bairros da periferia de Goiânia. Tudo isso só foi possível com a realização de mais de 699 parcerias entre o Icumam e iniciativas públicas, privadas e do Terceiro Setor.

Cada um dos 15 mil espectadores da edição de 2012 teve o privilégio de assistir, tela da Goiânia Mostra Curtas, ao mais recente panorama do curta-metragem brasileiro e regional contemporâneo, em um esforço de reflexão sobre o caminho percorrido pela linguagem audiovisual no Brasil, suas temáticas, estéticas, tendências e inovações.

Em 2012, o foco da Goiânia Mostra Curtas na personalidade feminina nas imagens do Brasil atual possibilitou ainda homenagear e reunir cineastas e profissionais de quilate para a cinematografia brasileira, como Lígia Diniz, irmã de Leila Diniz (homenagem póstuma), Sara Silveira, Juliana Rojas, Cláudia Priscilla e tantas mulheres e homens do cinema que estiveram conosco durante toda a mostra.

86 produções de 22 estados disputaram, em cinco mostras competitivas, prêmios de incentivo à produção concedidos por empresas da indústria cinematográfica e o gosto do público, que também elegeu o melhor curta-metragem em cada categoria - Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Municípios, Curta Mostra Goiás, 11ª Mostrinha e Curta Mostra Cinema nos Bairros. A Curta Mostra Especial Mulheres na Direção – A personalidade feminina nas imagens do Brasil atual (não competitiva) foi dividida em duas sessões, que apresentaram as produções em curta-metragem dirigidas por mulheres mais representativas do país.

O Icumam compartilha aqui a satisfação da realização da 12ª Goiânia Mostra Curtas e convida todo o país para a 13ª edição do festival, de 8 a 13 de outubro de 2013.