Gol de Placa!

A Goiânia Mostra Curtas completa treze anos consolidada no circuito brasileiro de festivais dedicados ao curta metragem, um evento precursor na cidade, responsável pela inserção de Goiânia no calendário brasileiro de festivais audiovisuais e pioneiro ao reunir os mais diversos formatos e gêneros em sua programação.

Os alicerces que constituíram a criação do festival – democratização do acesso ao cinema, formação de plateias e qualificação profissional –permanecem possibilitando, por meio do fomento à produção, à difusão e à exibição da produção em curto formato, que seu público possa acompanhar as transformações, formas e narrativas experimentadas pela produção audiovisual brasileira em sua mais ampla e complexa variedade. Formato cada vez mais produzido e explorado por realizadores em todo o Brasil, o curta metragem representa no audiovisual um espaço de maior liberdade criativa, provavelmente pelo menor risco econômico que o pressupõe, em variedades de estilos e experimentação estética, se constituem como manifestações da cultura brasileira em sua diversidade de sotaques, luzes e realidades.

Apesar da reunião de esforços que possibilitam sua consolidação ao longo dos anos, a Goiânia Mostra Curtas se realiza graças às políticas culturais do poder público – ora sensibilizado, ora descomprometido – e da iniciativa privada. A passagem da Goiânia Mostra Curtas à adolescência se dá ainda neste ano em que a população brasileira voltou às ruas para manifestar sua insatisfação, o que é pelo menos curioso, já que a adolescência também se caracteriza pela contestação da ordem vigente. A dificuldade no financiamento do evento nos últimos anos, de certa forma contraditória ao seu processo de consolidação, assume um caráter da mesma natureza, quase como uma guerrilha cultural.

Mesmo assim, vimos os percalços e desafios serem diminuídos em importância frente aos novos frutos que colhemos e que constantemente também semeamos. Este ano, a Goiânia Mostra Curtas soma à sua programação totalmente gratuita a primeira edição do Icumam Lab – Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro Oeste – alinhado às necessidades cada vez mais latentes no segmento audiovisual atual. Na perspectiva de oferecer aos profissionais da região mais um propulsor da atividade audiovisual e da economia criativa, sua primeira edição se dá em colaboração com o BrLab – Laboratório de Desenvolvimento de Projetos no Brasil, e graças ao patrocínio e apoio de todos os patrocinadores, apoiadores e colaboradores que, assim como nós, acreditam no audiovisual como ferramenta para a transformação social.

A programação deste ano contribui em cinco mostras competitivas, a reunião de 90 obras selecionadas entre o impressionante número de 724 filmes inscritos, produzidos entre 2012 e 2013, oriundos de quase todos os estados brasileiros, representativo da crescente produção do formato. Sempre em consonância como os movimentos e fluxos atuais, oficinas, encontros, debates e palestras, complementam ainda a programação. Também mirando o momento em que a sociedade brasileira se desenvolve, a Mostra Especial desta edição contempla uma reunião de curtas que se relacionam com o futebol, mais uma das questões centrais debatidas nesse ano de 2013.

E, frente às tantas mudanças, pequenos tsunamis e manifestações, vemos a maior pertinência em usar um bordão popular que marcou na sociedade brasileira nos últimos meses e que reveste-se de significados, para dar-lhe as mais sinceras boas vindas à 13ª edição da Goiânia Mostra Curtas: Imagina só como será a Copa!

Desejamos que nossa programação possa lhes proporcionar mais uma vez experiências ricas e marcantes!

Maria Abdalla
Diretora Geral
 

Vitrine interativa


O Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam) realiza, entre 8 e 13 de outubro, a Goiânia Mostra Curtas, que comemora sua décima terceira edição convidando estudantes, profissionais, realizadores, parceiros, críticos e entusiastas do cinema a interagir e se aprimorar profissionalmente por meio da eleição das melhores produções audiovisuais e pela participação da diversificada e já conhecida programação gratuita formada por oficinas, seminários, debates, encontros e homenagens.

Há treze anos focando na valorização e democratização do audiovisual brasileiro, com o intuito de formar novas plateias para o cinema nacional, a Goiânia Mostra Curtas promove e divulga curtas-metragens produzidos em todo o território nacional, mantendo-se como um dos mais expressivos veículos de difusão da diversidade cultural brasileira registrada em linguagem audiovisual.