Oficinas

Acesse a lista dos selecionados

 

Laboratório – Princípios e Ferramentas da Narrativa Audiovisual

Inspirado nos moldes dos Laboratórios realizados pelo Sundance Institute (EUA) e Programa Ibermedia (Espanha), o Laboratório propõe que os participantes criem e desenvolvam, a partir de ideias apresentadas por eles próprios, narrativas audiovisuais em formatos diversos como forma de apreensão prática dos princípios e ferramentas narrativas audiovisuais fundamentais, em suas quatro etapas básicas: sinopse, argumento, estrutura, e o uso de diálogos.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer e aplicar na prática as técnicas mais utilizadas na criação audiovisual contemporânea, além de outras criadas especialmente para o Laboratório, com imersão em conceitos teóricos fundamentais, casos de estudo em cinema e televisão, e o suporte de textos específicos de cineastas, teóricos e escritores consagrados como Paul Auster, Jorge Furtado, Aristóteles, David Mamet, Richard Curtis, Christopher Vogler, Joseph Campbell, Truman Capote, entre outros.

O Laboratório inclui, ainda, o mecanismo de Consultoria de Roteiros, hoje obrigatório no mercado audiovisual internacional, e a análise de séries consagradas em vários formatos (“Mad Man”, “Porta dos Fundos”, “House”, etc), como forma de consolidar a aplicação prática dos conceitos abordados ao longo do curso.

Instrutor: Aleksei Abib – autor, roteirista e produtor de cinema

9 a 11/outubro – 9h às 12h30

Local: Centro Cultural Cara Vídeo

Público-alvo: Roteiristas, cineastas e estudantes com interesse em roteiro

20 vagas

Programa

 

Construindo o Figurino

A oficina visa o aprendizado de todos os processos que envolvem a criação de um figurino e o funcionamento do departamento nas filmagens (set e camarim). Tanto a parte artística de criação (interpretação do roteiro, criação das personagens, desenhos dos croquis, escolha das cores, tecidos etc.), como a técnica (decupagem de roteiro, envelhecimento de peças, continuidade, organização de camarim,etc).

Instrutora: Joana Gatis – figurinista

9 a 12/outubro – 14h às 18h

Local: Coletivo Centopeia

Público-alvo: Estudantes e profissionais da área e interessados pelo universo do figurino

10 vagas

Programa

 

E se eu fosse o autor? – Oficina de Produção de Vídeo Adaptação Literária

A oficina E se eu fosse o autor? é uma tecnologia social reconhecida pela Unesco e Fundação Banco do Brasil como uma estratégia inovadora no uso do audiovisual e das novas tecnologias no desenvolvimento de habilidades para leitura e escrita entre crianças em idade de alfabetização. Consiste em um conjunto de dinâmicas de leitura e recriação de obras literárias do universo infantil a partir do desafio produzir um vídeo colaborativo usando tecnologias móveis e populares, como telefones celulares. Para as produções, a atividade integra outras linguagens artísticas como desenho, teatro de sobra e bonecos e até mesmo o uso de brinquedos como forma de aproximar o universo lúdico de cada criança com a sétima arte e a literatura.

Instrutores: Leila Dias e Aluísio Cavalcante – Educadores

12/outubro – 15h às 19h

13/outubro – 15h às 18h30

Local: Fnac Goiânia

Público-alvo: Crianças entre 7 e 10 anos

15 vagas

Programa

 

Onde fica:

Centro Cultural Cara Vídeo: Rua 83 nº 361, Setor Sul
Coletivo Centopeia: Trav. Bezerra de Menezes, Qd. F-15, nº 143, St. Sul
Fnac: Av. Jamel Cecílio, nº 3.300, Flamboyant Shopping