Regulamento

 

1) Organização
Produzido e dirigido pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), com direção geral de Maria Abdalla.

 2) Meta e principais objetivos
A democratização da produção audiovisual é o principal foco da Goiânia Mostra Curtas, festival que programa exibições de filmes e vídeos de diferentes gêneros e formatos, sem distinção de bitola.
A décima terceira edição do festival, programada de 08 a 13 de outubro de 2013, em Goiânia, Goiás, tem como objetivo divulgar o cinema nacional de curta-metragem, possibilitar intercâmbio para a produção realizada em todos os Estados, incentivar a produção de curtas-metragens em Goiás, além de discutir meios e estratégias para a distribuição da produção audiovisual e para a formação de plateia para o cinema brasileiro.

3) Inscrições
a) O Icumam recebe inscrições para a 13ª Goiânia Mostra Curtas, entre 11 de junho e 10 de agosto de 2013.

b) Os filmes serão selecionados pela organização do festival, entre produções inscritas e/ou convidadas, realizadas em 35mm, 16mm e vídeo. Produções realizadas em 16mm ou em formato digital poderão participar do festival, se o suporte final for 35mm ou vídeo (em DVD, pen drive ou HD externo). No caso do formato digital, o arquivo deverá apresentar audio e vídeo em mesmo local e não poderá estar comprimido (zipado).

c) As produções deverão ter a duração máxima de 25 minutos.

d) Os curtas-metragens inscritos deverão ter sido realizados a partir de 2012 e não poderão ter sido exibidos nas edições anteriores da Goiânia Mostra Curtas.

e) Vídeos ou filmes anteriormente inscritos que não foram exibidos na mostra podem ser inscritos novamente, desde que estejam de acordo com o regulamento do festival.

f) As inscrições para o festival deverão ser feitas pelo website www.goianiamostracurtas.com.br.

g) Após preenchimento de formulário eletrônico, o responsável pela inscrição deverá:
- enviar por correio cópia do filme em DVD;
- enviar por correio cópia impressa do formulário preenchido no website do festival, no ato de inscrição;
- enviar por correio material de divulgação (cartazes, release, clipping, outros).

 

Endereço para postagem dos materiais:
A/C Maria Abdalla  
Endereço Icumam:
Instituto de Cultura e Meio Ambiente
CAIXA POSTAL – Nº 337
GOIÂNIA – GOIÁS
CEP: 74.001-970

h) Para participar da seleção das mostras competitivas de curtas-metragens da 13ª Goiânia Mostra Curtas é obrigatório o cumprimento, por parte do realizador, da Portaria n° 3.203/2010 do Ministério da Justiça, que regulamenta a atribuição de Classificação Indicativa a obras audiovisuais exibidas em Mostras e Festivais.

i) Os custos de envio de material de inscrição são de responsabilidade do realizador.

j) Para a melhor qualidade da projeção das produções realizadas em formato digital, recomenda-se que o vídeo seja exportado em formato MOV, codec H264 (em não havendo a possibilidade do MOV, poderá ser MPEG4/mp4).
O áudio poderá ser stereo (L/R) ou 5.1 e deverá estar dentro do arquivo do filme.
Neste caso, é opcional o envio de cópia de exibição armazenada em pen drive, HD externo ou mídia DVD, não em blu-ray disk ou comprimida (zipada).
Os custos referentes à devolução do pen drive e HD externo são de responsabilidade do realizador.
Qualquer outro formato fora do solicitado será tratado pela equipe técnica, porém, poderá estar sujeito a uma renderização ineficiente.

k) A relação dos curtas selecionados será divulgada até 29 de agosto de 2013, podendo a data ser alterada caso haja indicação técnica da curadoria.

l) Devido às limitações orçamentárias, a organização do festival não se obrigará a convidar todos os realizadores selecionados para representar seus filmes, pessoalmente, em Goiânia. O convite a alguns realizadores será feito de forma proporcional à quantidade de produções inscritas por Estado, respeitando critérios de representatividade, por região.

m) As cópias para a exibição (conforme especificado no item j da seção Inscrições deste regulamento) e material de divulgação deverão chegar ao Icumam até 21 de setembro de 2013. As despesas de envio das cópias de exibição em 35mm vindas de outros Estados para Goiânia serão custeadas pela produção do festival. Os realizadores que não estiverem presentes no evento terão suas cópias devolvidas por correio. O festival também se responsabiliza por estas despesas.

n) Para filmes e vídeos de realizadores locais, o representante deverá retirar a cópia pessoalmente, no escritório do Icumam, até 02 (duas) semanas após o término do evento.

 


o) O festival se responsabiliza integralmente pelas cópias dos filmes. Em caso de extravio ou perda, o reembolso não poderá ultrapassar o custo de cópia em laboratório brasileiro (filme em película). Todos os filmes na bitola 35mm serão devidamente segurados.

OBSERVAÇÃO: A coordenação do festival solicitará aos responsáveis por filmes selecionados para este festival que, se estiverem participando de outros eventos que ocorram em datas próximas à Goiânia Mostra Curtas, enviem autorização formal e laudo da cópia para que haja cooperação entre os eventos, no sentido de otimizar a remessa da cópia diretamente para o Icumam, em Goiânia.

4) Premiação
O festival tem caráter cultural, embora seja competitivo em cinco mostras: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Municípios, Mostrinha e Curta Mostra Cinema nos Bairros. Um corpo de jurados formado por realizadores e pesquisadores, com atuação nacional, elegerá os curtas premiados na Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Municípios. Todas as categorias terão também a participação de júri popular na escolha do Melhor Filme.

A premiação da Goiânia Mostra Curtas é realizada com a concessão de produtos e serviços fornecidos por parceiros da indústria Cinematográfica, com foco no incentivo à produção.

5) Outros
a) Condicionada à captação de recursos, a coordenação do festival poderá realizar uma versão itinerante e compacta do festival. Os filmes programados para a mostra compacta serão escolhidos dentre os selecionados para a 13ª Goiânia Mostra Curtas.

b) Toda informação presente no formulário de inscrição, além de imagens dos filmes (até 30 segundos) poderão ser utilizados para divulgação no website do festival e nos veículos de comunicação.

c) O material enviado para a inscrição passará a fazer parte do acervo do Icumam e poderá ser utilizado para atividades culturais, sem fins lucrativos, em projetos de exibição popular, com o intuito de colaborar para a democratização audiovisual do cinema nacional.

d) Os filmes selecionados para a 13ª Goiânia Mostra Curtas poderão participar da mostra-reprise televisiva do festival, anualmente realizada pela TV Brasil Central/Cultura e TV UFG para todos os municípios goianos, mediante autorização do autor.

e) Todos os filmes inscritos na 13ª Goiânia Mostra Curtas estarão sujeitos às condições previstas neste regulamento.

Maria Abdalla
Diretora Geral
13ª Goiânia Mostra Curtas