Publicado em: 06/10/2014 09:15 por Icumam
Abertura da 14ª Goiânia Mostra Curtas
Homenagem a Tadeu Jungle e pocket show de Eduardo Dussek marcam abertura

A 14ª Goiânia Mostra Curtas, festival nacional de cinema em curta-metragem, abre sua programação homenageando o cineasta Tadeu Jungle, um dos expoentes da geração do vídeo independente dos anos 1980. Na ocasião, será exibido o curta-metragem Herois 2,dirigido por Jungle e contará ainda com um pocket show do cantor Eduardo Dussek. A abertura será realizada na noite de 07 de outubro, a partir das 20h, no Teatro Goiânia – GO.

Para este ano, o festival traz como tema da Curta Mostra Especial “Brasil 1980: Revolução Criativa da na TV Independente”, com curadoria de Rafael Sampaio e de Francisco César Filho. Serão exibidos vídeos feitos por grandes cineastas da década, a exemplo do homenageado da abertura, Tadeu Jungle. Diretor de cinema e publicidade, apresentador de televisão, fotógrafo, artista visual, poeta, designer gráfico e videoartista com duas participações na Bienal de São Paulo, entre muitas outras atuações, o paulistano se define como um "contador de histórias".

A abertura da 14ª Goiânia Mostra Curtas conta com o show especial do cantor e compositor Eduardo Dussek, artista multifacetado que se apresenta no Teatro Goiânia, às 20h. Sucesso da década de 1970 e 1980, Dussek é atualmente um dos compositores mais renomados do País. O artista carrega um forte lado teatral, o que faz com que seus shows tenham outros focos além da música. Há um intercâmbio entre textos, brincadeiras e pequenas performances.

O festival, que acontece entre 07 e 12 de outubro, tem uma programação totalmente gratuita e conta com patrocínio da Petrobras e Oi Futuro; incentivo do Fundo Estadual de Cultura e Arte de Goiás, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia e apoio do Sebrae Goiás e lojas Novo Mundo. A Goiânia Mostra Curtas é constituída por seis mostras, além de oficinas, debates, encontros, palestra e lançamento literário.