Publicado em: 12/10/2014 10:03 por Icumam
Dia das Crianças é na 13ª Mostrinha
Com oficina e mostra infantil, festival reitera a necessidade de se discutir cinema com crianças

Cinema também é educação. Com uma programação especial para o Dia das Crianças, a Goiânia Mostra Curtas promove hoje o último dia da 13ª Mostrinha, com a exibição de nove curtas-metragens escolhidos pelo professor André Barcelos, que reiteram necessidade de se promover cinema nacional para diversos públicos, inclusive crianças. São filmes de diversos estados brasileiros, a exemplo de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. A mostra acontece às 10h30, no Teatro Goiânia.

Além da Mostrinha, há ainda a oficina Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças, ministrada pela atriz e escritora Rita Carelli. A oficina consiste em proporcionar às crianças não-indígenas uma vivência sobre a infância e a juventude em alguns povos indígenas no Brasil através do cinema e da literatura.

Alguns curtas-metragens realizados por cineastas indígenas formados pelo Vídeo nas Aldeias (escola de cinema para povos indígenas que atua há mais de 25 anos em comunidades de todo Brasil) serão veiculados para o público presente. A oficina acontece na Fnac Goiânia e é destinado a crianças entre 7 e 12 anos.

Juntamente com Ana Carvalho e Vincent Carelli, Rita é autora do livro "Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças" patrocinado pela UNESCO. O trabalho foi destacado entre os projetos que apoiam a infância e a juventude por sua qualidade técnica e artística e sua relevância social e humana.