Publicado em: 30/08/2014 17:57 por Icumam
Lançamento da 14ª Goiânia Mostra Curtas
Será divulgada a programação completa do festival e o tema da Curta Mostra Especial, que este ano homenageia a produção em vídeo dos anos 1980

O Icumam – Instituto de Cultura e Meio Ambiente lança nesta terça-feira, 02 de setembro, a 14ª Goiânia Mostra Curtas. Na ocasião, será divulgado o tema da Curta Mostra Especial, que este ano homenageia a produção em vídeo dos anos 1980, com o título “Brasil 1980: Revolução Criativa da TV Independente”. Durante o lançamento ainda será comunicado toda a programação oficial do evento. O lançamento acontece às 19h, na Fnac Goiânia.

No lançamento, será apresentada toda a programação que compõe o festival, além de apresentar a Curta Mostra Especial e as atividades que a permeiam, como os filmes, as homenagens e o debate.  A 14ª edição do festival faz um resgate à história do País e volta aos anos 80 para reiterar a importância do cinema e vídeo para a cultura brasileira. Com curadoria dos produtores Rafael Sampaio e Francisco César Filho, foram selecionados 14 curtas-metragens completando a rica programação da mostra, que todo o ano possui uma temática diferente.

Ainda durante o lançamento, a escritora paulistana Christine Mello lança o livro Extremidades do Vídeo (Senac SP). A obra traça um diálogo entre o vídeo e as artes visuais e analisa a experiência do vídeo no campo da arte contemporânea. Aproveitando a passagem por Goiânia, a autora também participa de uma conversa na Faculdade de Artes Visuais (FAV), da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o tema “Os Independentes 1980”.

 A 14ª Goiânia Mostra Curtas, que será realizada entre os dias 07 e 12 de outubro, no Teatro Goiânia (Goiás), tem o patrocínio da Petrobras e Oi Futuro, e apoio do Sebrae Goiás, Fundo Estadual de Cultura e Arte de Goiás, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes e Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia.