Publicado em: 25/05/2015 20:47 por Icumam
15ª Goiânia Mostra Curtas abre inscrições para filmes de curta-metragem
O Icumam – Instituto de Cultura e Meio Ambiente abre inscrições, entre 26 de maio e 30 de julho de 2015, para a décima quinta edição da Goiânia Mostra Curtas

O Icumam – Instituto de Cultura e Meio Ambiente abre inscrições, entre 26 de maio e 30 de julho de 2015, para a décima quinta edição da Goiânia Mostra Curtas, um dos mais expressivos festivais brasileiros no formato curta-metragem. O edital está disponível em www.goianiamostracurtas.com.br e conduz o processo de seleção de filmes nacionais para o evento que será realizado em Goiânia/GO, de 6 a 11 de outubro.

 

Até o momento, o festival conta com patrocínio da Petrobras. Com o projeto aprovado pela Lei Rouanet, o Icumam busca outros parceiros junto a empresas e organizações do terceiro setor.

 

De acordo com o edital, cineastas de todo o país poderão inscrever curtas-metragens nos gêneros ficção, documentário, experimental e animação, realizados a partir de 1º de janeiro de 2014. Para participar, os filmes precisam ter formato digital e duração máxima de 25 minutos.

 

A lista de filmes classificados para a edição comemorativa dos 15 anos do festival será conhecida em 1º de setembro, prazo passível de prorrogação. Os trabalhos selecionados serão programados em cinco mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Municípios, Mostrinha e Curta Mostra Cinema nos Bairros. Viabilizada por meio de parceria com a indústria cinematográfica, a premiação compreende produtos e serviços que incentivam a produção de novos curtas-metragens. 

 

Ao longo de 15 anos de trabalho, mais de 1.500 filmes já foram exibidos para cerca de 235 mil espectadores, segundo contabiliza o Icumam. “A democratização da produção audiovisual é o principal foco da Goiânia Mostra Curtas”, afirma a diretora geral do festival, Maria Abdalla.

 

Segundo ela, o trabalho tem sido bem-sucedido em promover intercâmbio para a produção realizada em todos os estados, além de discutir estratégias para fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual e para a formação de plateia para o cinema brasileiro. “A continuidade do projeto depende da captação de recursos financeiros nessa reta final, para tanto, estamos preparados para submeter o projeto aos editais municipais e estaduais dos mecanismos de incentivo à Cultura”, revela a diretora geral da 15ª Goiânia Mostra Curtas.  

 

 

SERVIÇO

15ª Goiânia Mostra Curtas – Abertura de inscrições

26 de maio e 30 de julho de 2015

Acesse regulamento: www.goianiamostracurtas.com.br