Publicado em: 07/09/2015 19:19 por Icumam
Cinema inspirado na Cidade é destaque na 15ª Goiânia Mostra Curtas
Imagens insurgentes: a cidade que emana de coletivos é o tema da Mostra Especial da 15ª Goiânia Mostra Curtas, programada entre 6 e 11 de outubro deste ano, no Teatro Goiânia...

Imagens insurgentes: a cidade que emana de coletivos é o tema da Mostra Especial da 15ª Goiânia Mostra Curtas, programada entre 6 e 11 de outubro deste ano, no Teatro Goiânia. Na edição comemorativa dos 15 anos do festival, o cinema inspirado pela observação crítica do ambiente urbano transformado em nome do “desenvolvimento” ganha duas sessões e um debate. Toda a programação do festival foi apresentada durante evento de lançamento,  na última terça-feira (1/9), na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia.

 

Realizado pelo Icumam – Instituto de Cultura e Meio Ambiente, o festival conta com patrocínio da Petrobras, da Rodonaves e apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. Com o projeto aprovado pela Lei Rouanet, o Icumam busca outros parceiros junto a empresas e organizações do terceiro setor.

 

Com curadoria de Marcelo Pedroso e Mariana Lacerda, a mostra Imagens insurgentes: a cidade que emana de coletivos traz um recorte de filmes brasileiros com realização coletiva, que questiona e denuncia as formas de construção/destruição das Cidades, no Brasil. Grande parte dos 36 filmes tem caráter de denúncia e indicam rumos mais sustentáveis. Dezoito deles contemplam a produção audiovisual provocada pelo movimento Ocupe Estelita, no Recife.

 

O debate relacionado à Curta Mostra Especial intitula-se “Audiovisual e cidades: por uma resistência coletiva” e está marcado para 10 de outubro, no Teatro Goiânia. Para sustentar a discussão, o festival convidou a jornalista Natália Garcia, criadora do festejado projeto Cidades para pessoas. Também integram a rodada de conversa a arquiteta e urbanista Carol Farias (Sobreurbana), o professor e diretor de cinema Fred Benevides, a documentarista Mariana Lacerda, com mediação do documentarista e educador Marcelo Pedroso.

 

Este ano, 118 curtas-metragens estão programados, 81 deles distribuídos em cinco mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Municípios, Curta Mostra Goiás, 14ª Mostrinha e Curta Mostra Cinema nos Bairros. A premiação é o Troféu Icumam, além de produtos e serviços cedidos pela indústria cinematográfica. “Por meio dessa parceria, a Goiânia Mostra Curtas estimula a produção de novos filmes. Já chegamos a exibir curtas parcialmente financiados pela premiação do festival”, ressalta a diretora geral Maria Abdalla.