Publicado em: 03/08/2015 22:41 por Icumam
Mais de 900 filmes estão inscritos para a 15ª Goiânia Mostra Curtas
A décima quinta edição da Goiânia Mostra Curtas recebeu 905 inscrições de curtas-metragens produzidos em 24 estados e no Distrito Federal...

A décima quinta edição da Goiânia Mostra Curtas recebeu 905 inscrições de curtas-metragens produzidos em 24 estados e no Distrito Federal. O Icumam – Instituto de Cultura e Meio Ambiente, organização não-governamental que realiza o festival, recebeu as candidaturas, entre 26 de maio e 30 de julho de 2015. 

O resultado do processo seletivo será divulgado em 1º de setembro, data marcada para o lançamento oficial da edição comemorativa dos 15 anos da Goiânia Mostra Curtas, programada de 6 a 11 de outubro, no Teatro Goiânia. 

“O grande número de filmes inscritos comprova a vigorosa produção que vem de norte a sul do Brasil e que já está no circuito nacional e internacional de festivais”, ressalta a diretora geral da 15ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla. Segundo ela, o crescente número de inscrições se justifica pelo fortalecimento na produção, da profissionalização e do debate permanente, que possibilita reflexão e avanço. 

De acordo com a direção geral da Goiânia Mostra Curtas, o estado que tem maior número de filmes inscritos, em 2015, é São Paulo, com 243 produções. Em segundo lugar no ranking está o Rio de Janeiro (145) seguido de Goiás (83), Minas Gerais (56) e Rio Grande do Sul (48). Somente Tocantins e Acre não têm representação no processo seletivo deste ano. 

O cinema de ficção tem 482 filmes inscritos e os documentários são 226. A Goiânia Mostra Curtas, que acolhe todos os gêneros em sua programação, também contabiliza a inscrição de 104 obras experimentais e 93 curtas de animação. Os classificados serão programados em cinco mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Municípios, Curta Mostra Goiás, 14ª Mostrinha e Curta Mostra Cinema nos Bairros.