23 A 28 DE NOVEMBRO - 2021

GOIÂNIA - GOIÁS - BRASIL

GRATUITO - ONLINE

20ª Goiânia Mostra Curtas divulga programação


A edição que celebra os 20 anos do festival Goiânia Mostra Curtas começa nos próximos dias e o público já pode se preparar para uma programação intensa de seis dias, com exibição de 86 filmes, divididos em seis mostras diferentes. Tem também homenagens, bate-papo, debate, oficina, masterclass, aula, palestra e pocket show. A programação completa já está disponível.

Além do formato online, a novidade neste ano é que o festival será exibido em todos os países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. “Buscamos trazer um público mais amplo e disseminar projetos audiovisuais brasileiros em outros países, fomentando nossa cultura”, explica a diretora geral e produtora da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla.

A abertura oficial será no dia 23 de novembro (terça-feira), às 20h, pelo canal do Icumam no Youtube (youtube.com/icumam). O momento terá início com a homenagem a diretora, atriz e dramaturga Grace Passô, em reconhecimento a sua relevância no setor do audiovisual. Serão exibidos três filmes dela pela plataforma digital InnSaei.tv (play.innsaei.tv): “República”, “Sem asas” e “Vaga carne”.

A programação segue com bate-papo com a homenageada, mediado pela professora e pesquisadora, Tatiana Carvalho Costa. O tema será “Transfigurações de um corpo-escritura”. O encerramento da noite será abrilhantado pelo pocket show intimista de violão e piano, com a atriz e pianista Cida Moreira e o cantor e compositor Arthur Nogueira.

Programação – 20 Anos

Para celebrar as duas décadas da Goiânia Mostra Curtas, a partir do dia 24 de novembro (quarta-feira), o público poderá conferir as mostras comemorativas de 20 anos:  Filmes Premiados da Curta Mostra Goiás, Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil e 19ª Mostrinha – Filmes Premiados pelo Júri Popular Infantil.

Em seguida, tem a edição especial da Curta Mostra Brasil – Os Caminhos do Brasil, com filmes contemporâneos que apresentam um período em que as produções se tornaram mais difíceis, mas que trouxeram curiosas descobertas. Será um programa a cada dia.

A Curta Mostra Especial – Nós Somos a Guerra será exibida no dia 25 de novembro (quinta-feira) com curtas-metragens brasileiros produzidos entre 1968 e 2021, em diversas regiões e abordando realidades étnicas, sociais, e culturais de enfrentamento face às opressões. Ela será dividida em dois programas: “Dissonâncias e Ecos Subterrâneos” e “Corpos em Transe e em Colisões”.

Todas as mostras serão transmitidas pela plataforma digital InnSaei.TV e ficam disponíveis até 28 de novembro (domingo). As informações completas podem ser consultadas no site do festival.

No dia 28 de novembro (domingo), às 17h, pelo YouTube tem o debate da Mostra Especial com o tema “Coletivo, anarco, marginal: alianças e conspirações partilhadas nos cinemas em guerra”. A mediação é da curadora da Mostra, Kênia Freitas, que terá como convidados Gilmar Galache (Ascuri Brasil), Lorran Dias (Anarca Filmes), Liv Costa e Sunny Maia, Esaque Mendes e Nikson Junior (Cine Leblon).

O encerramento do festival será marcado pela homenagem à saudosa cineasta Adriana Rodrigues também pelo canal do Icumam. A confraternização será através da plataforma Zoom, para participantes, com a DJ Pry Loyola.

Atividades formativas

De forma aberta, o festival realizará no dia 24 de novembro, às 18h, a palestra “Produção de longas no Brasil: passado, presente e futuro”, com a produtora Vania Catani e mediação da diretora de programas do Projeto Paradiso, Rachel do Valle. Ela será transmitida pelo canal do Icumam no Youtube.

Nessa missão de promover a formação de profissionais, a 20ª Goiânia Mostra Curtas terá, ainda, nos dias 25 e 26 de novembro (quarta e quinta-feira), às 10h, a aula “Distribuição cinematográfica e mercado audiovisual brasileiro”, com a fundadora da Vitrine Filmes, Silvia Cruz. Já a oficina “Narrativas Documentais” será ministrada pelo diretor Cristiano Burlan nos dias 25, 26 e 27 de novembro, 14h.

Com o tema “Navegações Estéticas”, a cineasta documentarista Everlane Moraes abordará na masterclass no dia 26 de novembro, 18h, questões filosóficas no cinema, no documentário e suas variantes, conduzindo os participantes a uma aproximação às questões que envolvem o universo da profissional e suas decisões éticas, estéticas e políticas no momento de filmar. Os participantes inscritos na aula, oficina e masterclass acompanharão as atividades pela plataforma Zoom.

icumam cultural e instituto

producao@icumam.com.br
www.icumam.com.br
Fone: 62 3218 3779.

Viela da rua 124, nº166 Qd.F-23, Lt.30
Setor Sul - Goiânia-GO
Caixa Postal nº 337
74.001-070