23 A 28 DE NOVEMBRO - 2021

GOIÂNIA - GOIÁS - BRASIL

GRATUITO - ONLINE

20ª Goiânia Mostra Curtas encerra edição com engajamento do público na programação online


A 20ª Goiânia Mostra Curtas, que pela primeira vez foi realizada online, recebeu uma audiência total de 4.000 acessos, incluindo visualizações pela plataforma InnSaei.tv (mostras e filmes), pelo YouTube do Icumam (atividades ao vivo) e pelo Zoom (atividades formativas) onde foram realizadas atividades ao vivo. O festival, que comemorou 20 anos nesta edição, aconteceu de 23 a 28 de novembro, com filmes sendo exibidos até esta última quarta-feira, 1º de dezembro.

Ao todo foram exibidos 86 filmes de todo o país, de diferentes épocas, divididos em seis mostras: Mostras Comemorativas de 20 anos (Filmes Premiados da Curta Mostra Goiás, Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil e 19ª Mostrinha – Filmes Premiados pelo Júri Popular Infantil), Curta Mostra Brasil – Os Caminhos do Brasil, Curta Mostra Especial – Nós Somos a Guerra e Filmes Homenagem – Grace Passô.

A exibição contemplou todos os países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Eventos abertos ao público aconteceram também online, como abertura e encerramento, bate-papo, pocket show, palestra e debate. Além desses, ainda fizeram parte da programação atividades de formação, via Zoom, que receberam mais de 300 participantes para aula, oficina e masterclass. O festival ainda envolveu 105 convidados e 60 parcerias.

Esta foi a primeira edição realizada totalmente online, uma experiência nova para a Goiânia Mostra Curtas. Experiências de aprendizado e adaptação moldaram o festival consolidado para um ambiente onde o público esteve conectado por meio das telas.

De acordo com a produtora e diretora-geral da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, apesar das dificuldades, falta de tempo e de incentivo para a preparação do festival, foram momentos únicos de troca e também uma nova oportunidade de transmitir as mostras do festival para países lusófonos.

Maria Abdalla enfatizou o apoio e participação do público, que sempre foi atuante e receptivo ao festival, valorizando o audiovisual goiano e brasileiro. “Este ano, mais do que nunca, foi uma mostra de aprendizado e força. O audiovisual tem esta força, e a 20ª Goiânia Mostra Curtas é prova viva disto”, concluiu.

GMC

A Goiânia Mostra Curtas é um festival que acontece desde 2001, idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto. Em 2021, na 20ª edição, o festival teve apoio de Unimed Goiânia, InnSaei.Tv e Projeto Paradiso; promoção TV Anhanguera | Executiva FM | O Popular, Sesc TV SP e Canal Brasil; co-realização Sesc Goiás; e realização Icumam, Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal.

 

icumam cultural e instituto

producao@icumam.com.br
www.icumam.com.br
Fone: 62 3218 3779.

Viela da rua 124, nº166 Qd.F-23, Lt.30
Setor Sul - Goiânia-GO
Caixa Postal nº 337
74.001-070