23 A 28 DE NOVEMBRO - 2021

GOIÂNIA - GOIÁS - BRASIL

GRATUITO - ONLINE

20ª Goiânia Mostra Curtas, festival online, exibe filmes até domingo


Totalmente online e gratuita, comemorando 20 anos, a 20ª Goiânia Mostra Curtas segue até este fim de semana, com exibição de mostras e atividades de formação audiovisual. Os 86 filmes desta edição podem ser assistidos através da plataforma digital Innsaei.tv (play.innsaei.tv) e ficam disponíveis até o último dia do festival, domingo, 28 de novembro.

São seis mostras nesta edição de 2021: Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil e Filmes Premiados da Curta Mostra Goiás durante os 20 anos; 19ª Mostrinha – Filmes Premiados pelo Júri Popular Infantil; Curta Mostra Brasil – Os Caminhos do Brasil; a Curta Mostra Especial – Nós Somos a Guerra; e Filmes Homenagem – Gracê Passo.

O festival é exibido em todos os países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. A programação completa pode ser consultada aqui.

Mostras

As mostras comemorativas de 20 anos (Filmes Premiados da Curta Mostra Goiás, Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil e 19ª Mostrinha – Filmes Premiados pelo Júri Popular Infantil) apresentam um panorama de evolução do audiovisual ao longo de duas décadas. A curadoria é da produtora e diretora geral da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla.

A Curta Mostra Brasil – Os Caminhos do Brasil é uma edição especial com filmes contemporâneos que apresentam um período em que as produções se tornaram mais difíceis, mas que trouxeram curiosas descobertas. Filmes de 2020 e 2021, que trazem recortes e narrativas do momento social, econômico, político e pandêmico. A curadoria é de Beth Sá Freire, diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

A Curta Mostra Especial – Nós Somos a Guerra exibe curtas-metragens brasileiros produzidos entre 1968 e 2021, em diversas regiões e abordando realidades étnicas, sociais, e culturais de enfrentamento face às opressões. Dividida em dois programas: “Dissonâncias e Ecos Subterrâneos” e “Corpos em Transe e em Colisões”, a curadoria é de Kênia Freitas, pesquisadora e crítica de cinema.

A 20ª Goiânia Mostra Curtas – 20 Anos homenageia Grace Passô, diretora, atriz e dramaturga, com criações no teatro e cinema. Na mostra em homenagem, os três filmes escolhidos representam sua trajetória, relevância e representatividade no audiovisual.

Debate

No dia 28 de novembro (domingo), às 17h, pelo YouTube (youtube.com/icumam) acontece o debate da Curta Mostra Especial – Nós Somos a Guerra, com o tema “Coletivo, anarco, marginal: alianças e conspirações partilhadas nos cinemas em guerra”. A mediação é da curadora da Mostra, Kênia Freitas, que terá como convidados Gilmar Galache (Ascuri Brasil), Lorran Dias (Anarca Filmes), Liv Costa e Sunny Maia, Esaque Mendes e Nikson Junior (Cine Leblon).

Na sequência, o encerramento do festival será marcado pela homenagem à saudosa cineasta Adriana Rodrigues também pelo canal do Icumam. A confraternização será através da plataforma Zoom, para participantes, com a DJ Pry Loyola.

icumam cultural e instituto

producao@icumam.com.br
www.icumam.com.br
Fone: 62 3218 3779.

Viela da rua 124, nº166 Qd.F-23, Lt.30
Setor Sul - Goiânia-GO
Caixa Postal nº 337
74.001-070