23 A 28 DE NOVEMBRO - 2021

GOIÂNIA - GOIÁS - BRASIL

GRATUITO - ONLINE

Atriz e diretora Grace Passô é a homenageada da 20ª Goiânia Mostra Curtas


Neste ano que marca as duas décadas da Goiânia Mostra Curtas, o festival homenageará a diretora, atriz e dramaturga Grace Passô. Com mais de 20 anos de carreira, ela vem colecionando prêmios nacionais e internacionais com materiais que trazem à tona assuntos como racismo e machismo, promovendo sempre uma reflexão do conflito contemporâneo, com o foco no tempo presente, da necessidade do agora.

A homenagem acontecerá na abertura da 20ª Goiânia Mostra Curtas, no dia 23 de novembro, a partir das 20h. Haverá ainda o bate-papo Transfigurações de um corpo-escritura com Grace Passô, tendo a mediação da professora e pesquisadora Tatiana Carvalho Costa. O momento abordará uma artista que se engaja em uma criação atenta aos movimentos, nas palavras dela, de “decodificação ou transfiguração” na linguagem. O intuito da conversa é aproximar dos processos da escritura fílmica e do trânsito nos processos dela à frente e atrás das câmeras.

Na sequência, serão exibidos filmes da homenageada: República (2020, Direção: Grace Passô); Sem Asas (2020, Direção: Renata Martins. Elenco: Grace Passô) e Vaga Carne (2019, Direção: Grace Passô e Ricardo Alves Jr.).

Tudo poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal do Icumam no YouTube: youtube.com/icumam e os filmes serão exibidos pela plataforma digital Innsaei.tv. O link de acesso à plataforma também estará disponível aqui pelo site goianiamostracurtas.com.br

Carreira

Com criações no teatro e cinema, Grace Passô atuou nos filmes Elon Não Acredita Na Morte (2016), Praça Paris (2017), Temporada (2018) e nos longas que ela mesma dirigiu, como Vaga Carne (2020) e República (2020). Nessa trajetória tem recebido o reconhecimento através de premiações, como o Prêmio Shell SP e RJ, APCA e Prêmio Leda Maria Martins. Recentemente integrou a programação do Festival de Arte Sonora Novas Frequências e, em 2021, expõe na Bienal de Arte de São Paulo.

A escolha do festival tem como base a representatividade e relevância que ela vem construindo no setor do audiovisual. Ao longo de sua jornada, tem criado parceria com artistas multidisciplinares e seu trabalho circula em eventos de linguagens diversas.

 

BATE-PAPO COM A HOMENAGEADA GRACE PASSÔ – Transfigurações de um corpo-escritura

Mediadora: Tatiana Carvalho Costa

Data: 23/nov, a partir das 20h

Transmissão pelo canal do Icumam: youtube.com/icumam

Ementa: Grace Passô traz para o cinema a vibração de um corpo-pensamento que se posiciona com a consciência dos códigos culturais transtemporais que a atravessam. Uma artista que se engaja em uma criação atenta aos movimentos, nas palavras dela, de “decodificação ou transfiguração” na linguagem. Uma exuberância que se dilata a cada personagem, a cada experimento com as imagens. Nessa conversa, vamos nos aproximar dos processos da escritura fílmica e do trânsito nos processos dela à frente e atrás das câmeras.

icumam cultural e instituto

producao@icumam.com.br
www.icumam.com.br
Fone: 62 3218 3779.

Viela da rua 124, nº166 Qd.F-23, Lt.30
Setor Sul - Goiânia-GO
Caixa Postal nº 337
74.001-070