23 A 28 DE NOVEMBRO - 2021

GOIÂNIA - GOIÁS - BRASIL

GRATUITO - ONLINE

Bate-papo com Grace Passô


Tema: Transfigurações de um corpo-escritura

Grace Passô traz para o cinema a vibração de um corpo-pensamento que se posiciona com a consciência dos códigos culturais transtemporais que a atravessam. Uma artista que se engaja em uma criação atenta aos movimentos, nas palavras dela, de “decodificação ou transfiguração” na linguagem. Uma exuberância que se dilata a cada personagem, a cada experimento com as imagens. Nessa conversa, vamos nos aproximar dos processos da escritura fílmica e do trânsito nos processos dela à frente e atrás das câmeras.

Mediadora: Tatiana Carvalho Costa

Data: 23 de novembro (terça-feira)

Horário: A partir das 20h

Transmissão pelo canal do Icumam: youtube.com/icumam

 

Diretora, atriz e dramaturga

Diretora, atriz e dramaturga, com criações no teatro e cinema. Possui textos teatrais publicados que fora do Brasil foram traduzidos em diversos idiomas. VAGA CARNE e o trabalho teatral mais recente, um solo autoral que recebeu diversos prêmios no circuito do teatro brasileiro e originou o media metragem de mesmo nome, codirigido por Ricardo Alves Jr. O filme estreou na abertura do Festival de Cinema de Tiradentes e posteriormente integrou o Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale). Grace atuou ainda nos filmes ELON NÃO ACREDITA NA MORTE de Ricardo Alves Jr., PRAÇA PARIS, de Lúcia Murat (Prêmio Melhor atriz no Festival de Cinema do Rio, FICSUR Argentina e Festival de Cinema da Língua Portuguesa, Lisboa) TEMPORADA, de André Novais (Candango melhor atriz no Festival de Cinema de Brasília, Melhor atriz no Festival de Turim, Itália e Prêmio SESC)  NO CORAÇÃO DO MUNDO, de Gabriel Martins e Maurílio Martins e REPÚBLICA (melhor curta Aceccine, Candango no Festival de Brasilia e Kinoforum) filme que atua e dirige, feito durante a quarentena 2020. Acumula inúmeros prêmios no teatro, dentre eles: Prêmio Shell SP e RJ, APCA; Medalha da Inconfidência MG, Questão de Crítica, Cesgranrio e Prêmio Leda Maria Martins. Cria em parceria com artistas multidisciplinares e seu trabalho circula em eventos de linguagens diversas. Recentemente integrou a a programação do Festival de arte sonora Novas Frequências e em 2021, expõe na Bienal de Arte de São Paulo.

 

Professora e pesquisadora

Doutoranda no PPGCom/ UFMG e docente no Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte, nos cursos de Cinema e de Jornalismo. Coordenadora de projetos de extensão universitária que discutem questões raciais e de gênero. Na UFMG, integra os grupos de estudos/pesquisa CORAGEM – Comunicação, Raça e Gênero – e Poéticas da Experiência. Integrante do FICINE- Fórum Itinerante de Cinema Negro – e conselheira da APAN – Associação de Produtores do Audiovisual Negro. Participa do movimento de artes cênicas segundaPRETA e colabora em festivais de cinema e cineclubes como curadora, programadora e júri. Desde 2018, integra a equipe de curadoria de curtas-metragens da Mostra de Cinema de Tiradentes. Atua como consultora de roteiros de filmes, narrativas seriadas e outros produtos audiovisuais. É co-autora dos livros “Olhares Contemporâneos” (2011), “Mulheres Comunicam: Mediações, Sociedade e Feminismos” (2016), entre outros.

icumam cultural e instituto

producao@icumam.com.br
www.icumam.com.br
Fone: 62 3218 3779.

Viela da rua 124, nº166 Qd.F-23, Lt.30
Setor Sul - Goiânia-GO
Caixa Postal nº 337
74.001-070