Curta Mostra Animação


CURTA MOSTRA ANIMAÇÃO

Filmes que buscam exibir um recorte amplo das animações de todas as regiões do país, que surgem como resposta ao aquecimento da produção audiovisual de animação. Mostra competitiva com júri oficial.

CESAR CABRAL – CURADOR

A 21ª Goiânia Mostra Curtas revela o atual panorama da animação brasileira e não por acaso é o reflexo do que vivemos nos últimos dois anos, não só pela temática, mas também pelo processo de produção e seus mecanismos de financiamento (para alguns que tiveram apoio às leis emergenciais para a cultura). Uma boa fatia da produção traz filmes curtos, isolados e autorais. A técnica simples e uso de equipamentos caseiros, como um computador pessoal que registra uma oficina artística on-line, dão conta de explorar novos espaços, criar ritmo e aproximar pessoas. A animação sobrevive e tenta se reinventar, é bonito de ver que há um fôlego, mas evidencia a carência e abandono das políticas públicas. A animação brasileira vinha alçando voos altos mundo afora, seu tempo dilatado de produção as vezes mascara o presente, mas já começa a dar sinal de um futuro que precisa de toda atenção.

Filmes

Programa 1

Essas Coisas que Queimam Devagar (SP) – 2022 – Ani – 1min – Direção: Affonso M. Cordeiro. 12
Sinopse
O curta acompanha os devaneios de uma garota enquanto algo muito mais sério está acontecendo.

Modelo Vídeo (PE) – 2021 – Ani – 8min – Direção: Leonardo Lacca. Livre
Sinopse
Há muito movimento numa pose estática.

My God, It’s Full Of Stars (The Universe in Verse, Part 2) (SP) – 2022 – Ani – 02min – Direção: Daniel Bruson. Livre
Sinopse
Uma poetisa olha para seu pai, engenheiro do Telescópio Hubble, e vê a vontade humana de conhecer o universo. O poema da vencedora do Pulitzer Tracy K. Smith é transformado em animação stop motion com imagens criadas à mão com tintas, líquidos, vidro e distorções óticas.

Cem Pilum – A História do Dilúvio (AM) – 2022 – Ani –  8min – Direção: Thiago Morais. Livre.
Sinopse
No tempo antigo era muito violento. Existiam mais animais ferozes do que pessoas, e Deus Criador quis acabar com as cobras, onças e outros animais. Então ordenou o dilúvio. CEM PILUM – A HISTÓRIA DO DILÚVIO é o resgate de uma das histórias contadas pelo aquarelista Feliciano Lana, fazendo uma homenagem ao artista, que foi vítima da covid 19 e faleceu em 12 de maio de 2020.

O Rasgo (RJ) – 2021 – Ani – 6min – Direção: Laura Pinheiro da Cunha. 16
Sinopse
O curta de seis minutos conta com três personagens centrais: Laurinha e Laurão, variações da persona designer/artista, e o rasgo, rompante, buraco negro, que antecede os momentos de tensão da narrativa, levando a personagem a transitar entre sua própria existência, às vezes por escolha própria, às vezes por imposição. As Lauras entram e saem de espaços, viajam de lugares estranhos a lugares familiares, por lugares estranhamente familiares. A história está imersa no seu próprio processo de produção. Laurinha corre por cima do storyboard, Laurão interage com ferramentas essenciais para realização do curta. Como epílogo proponho a busca pelo prazer em transicionar.

Dinheiro (MG) – 2021 – Ani – 5min – Direção: Sávio Leite e Arthur B. Senra. Livre
Sinopse
Veio da China e se propagou pela terra. Artistas fazem dinheiro.

A Raiz de Um (PE) – 2021 – Ani – 6min – Direção: Pedro Henrique Lima. 12
Sinopse
A busca de alguém pelo coeficiente de seu próprio sentimento diante da profunda letargia causada pela rotina em que está inserido. Escola, laços, relações. Tudo se corrói. Deixando o mundo ainda mais confuso e angustiante dentro do seu processo de amadurecimento.

Programa 2

Peixinho (MG) – 2021 – Ani – 5min – Direção: Edson Germinio.14
Sinopse
Por ter sido o último de sua família a cuidar do irmão pequeno, cuja morte lhe faz sofrer, um retirante carrega sobre si uma grande culpa, tendo paranoias de que seu irmão não descansa no túmulo. Dessa forma, vê-se obrigado, pela própria consciência, a carregar o corpo do irmão até as águas do Norte, lugar que prometera levá-lo.

Seed (SP) – 2021– Ani – 2min – Direção: Fabrício Rabachim e Flávia Rabachim. Livre.
Sinopse
O tempo é um requisito fundamental para toda a existência. Nesta história encontramos um personagem que se descobre capaz de manipular o tempo, em busca de realizar o seu objetivo e aceitar as possíveis consequências.

Um Artista da Fome (SP) – 2021 – Ani – 4min – Direção: Moisés Pantolfi. Livre
Sinopse
O artista da fome cria seu espetáculo necessário numa simbiose com quem o assiste, que valida e consome o mesmo, exige habilidades, virtuosismo no seu número circense da fome, e o artista assim compreende e obedece a seu público.

Abstract Animated Diaries #01 (CE) – 2021- Ani – 1min – Direção: Diego Akel. Livre
Sinopse
Um experimento animado livre na forma de um caderno digital vivo. Cotidianos abstratos, movimentos concretos.

Mind Duck (SP) – 2022 – Ani – 2min – Direção: Lilly Nogami. Livre
Sinopse
Uma menina acorda em um lugar inusitado e recebe uma ajuda especial de um pato… gigante! Ela mergulha em uma insana viagem ao ritmo de “Uma Pequena Serenata à Noite” de W. A. Mozart.

Cinzas no Pantanal (MS) – 2021 – Ani – 3min – Direção: Mariana Marques. Livre.
Sinopse
Um vislumbre do Pantanal, um dos lugares de maior biodiversidade do planeta. O que acontece com um ecossistema único quando tanta coisa é destruída?

Solitude (AP) – 2021 – Ani -13min – Direção: Tami Martins e Aron Miranda. Livre
Sinopse
Na Amazônia, Sol (25 anos) se recupera do término de mais um relacionamento abusivo, enquanto sua Sombra foge para o deserto do Atacama por não aguentar ver seu sofrimento. Enquanto Sol, enfim, começa a retomar seus espaços e sonhos próprios, sua Sombra busca independência. Ambas travam jornadas em busca de amor próprio e autoconfiança para redescobrir em sollitude o caminho de volta uma para a outra.

 

Os filmes serão exibidos pela plataforma InnSaei.TV

Fique atento a classificação etária de cada filme.

icumam cultural e instituto

producao@icumam.com.br
www.icumam.com.br
Fone: 62 3218 3779.

Viela da rua 124, nº166 Qd.F-23, Lt.30
Setor Sul - Goiânia-GO
Caixa Postal nº 337
74.001-070