Masterclass – Estudo de caso sobre o filme Madalena


EMENTA: Diálogo com o diretor e um dos produtores sobre o processo criativo e as estratégias que levaram à realização de “Madalena”, o primeiro longa-metragem  de ambos. Falarão sobre o desafiador passo do curta até o primeiro longa, passando por todas as etapas de produção do filme até a sua distribuição dentro e fora do país.

Data: 7 de julho (sexta)
Horário: 19h
Online e gratuito – Canal do Icumam no Youtube: youtube.com/Icumam


Essa atividade conta com o apoio do Paradiso Multiplica.
Ação de difusão de conhecimento dos profissionais beneficiados por Bolsas Paradiso para estudar ao redor do mundo compartilham seus conhecimentos com o público, ao lado de instituições parceiras.

Convidados

Madiano Marcheti – Diretor

É diretor e roteirista, parceiro fundador da Terceira Margem Produções. Nascido e criado em Mato Grosso, na região amazônica do Brasil.
Recentemente dirigiu seu primeiro longa-metragem “Madalena”, que estreou no Festival Internacional de Cinema de Roterdã 2021 (Tiger Competition). O filme recebeu o prêmio de Melhor Filme Internacional no Festival Internacional de Cinema de Istambul e foi apresentado em competições oficiais de outros festivais, como o New Directors/New Films (EUA), o Festival Internacional de San Sebastian/Donostia (Horizontes Latinos), Festival Biarritz Amérique Latine, Festival de Cine de Lima (Prêmio de Melhor Primeiro Filme e Prêmios Gio de Roteiro e Atriz), 50th Molodist Kyiv, Festival Internacional de Cinema de Melbourne, entre outros. O filme também participou dos Work in progress (WIPs) Films in Progress 36 no Festival de San Sebastian/Donostia e do Ventana Sur em 2019. Por “Madalena”, Madiano foi escolhido como Melhor Diretor de 2021 pelo 12º Cinema Tropical Awards e também pela Associação Paulista de Críticos de Artes.
Previamente, ele dirigiu o curta-metragem “O lugar mais frio do Rio”, selecionado pelo Cinélatino Festival 27èmes Rencontres de Toulouse e premiado no VII Festival Janela Internacional de Cinema de Recife. Também dirigiu os curtas “Essa barra que é gostar de você”, “Travessias” e “Vácuo”, selecionados por vários festivais brasileiros. Seu próximo longa-metragem é “Mãe do Ouro”, que se encontra atualmente em fase de desenvolvimento.

Marcos Pieri – Produtor

Formado em Cinema e em Publicidade pela PUC-Rio, Marcos iniciou sua carreira na produção de curtas dentro da própria faculdade e fora dela. Desde 2014 integra o grupo da Raccord Produções, onde participa ativamente como Produtor Criativo em todos os projetos; e especialmente como Produtor nos longas “Madalena” (2021 | dirigido por Madiano Marcheti), selecionado para mais de 30 festivais internacionais, incluindo Roterdã, Molodis Kyev, Off Camera, San Sebastian e Biarritz; e “Álbum em Família” (2021 | dirigido por Daniel Belmonte), selecionado para o 49º Festival de Cinema de Gramado. Ele também assina como Produtor Associado dos filmes “Pluft” (2022 | dirigido por Rosane Svartman); “Cedo Demais” (2022 | dirigido por José Lavigne); e “Missão Cupido” (2021 | dirigido por Rodrigo Bittencourt); e trabalhou na produção de “Correndo Atrás” (2021 | dirigido por Jeferson De), selecionado para o Festival Internacional de Roma de 2018; “Os Maias” (2014 | dirigido por João Botelho); e o documentário “Angel Vianna: voando com os pés no chão” (2018 | dirigido por Cristina Leal); assim como nas séries “A Dona da Banca” (2022 | dirigido por Marton Olympio e Hsu Chien); “As Canções da Minha Vida” (2017 | dirigido por Bruno Levinson) e Série C (2017 | dirigido por Samir Abujamra).

É responsável pelo braço internacional da produtora, de maneira que participa e coordena a presença da produtora nos principais mercados internacionais de cinema, como o Marché Du Film (Cannes, França), Ventana Sur (Buenos Aires, Argentina), American Film Market (Los Angeles, Estados Unidos) e Rio Market (Rio de Janeiro, Brasil).

MEDIAÇÃO

Rachel do Valle – Diretora de Programas do Projeto Paradiso

Rachel do Valle é diretora de programas do Projeto Paradiso. Jornalista com pós-graduação em Produção e Gestão Audiovisual pela Universidade da Coruña/Espanha, também foi aluna do Centro de Estudos das Negociações Internacionais da USP. Integrou a equipe da BRAVI por dez anos e gerenciou o programa Brazilian Content, uma parceria com a Apex-Brasil. Anteriormente, atuou durante três anos na distribuição de longas e séries para o mercado externo.

 

Madalena

Entre as vidas de Luziane, Cristiano e Bianca há pouca coisa em comum além do fato de viverem em uma pequena cidade cercada por plantações de soja no Centro-Oeste do Brasil. Embora não se conheçam, os três são afetados pelo desaparecimento de Madalena. Em partes diferentes da cidade, cada um deles encontra seu modo de responder a essa ausência.

 

 

icumam cultural e instituto

producao@icumam.com.br
www.icumam.com.br
Fone: 62 3218 3779.

Viela da rua 124, nº166 Qd.F-23, Lt.30
Setor Sul - Goiânia-GO
Caixa Postal nº 337
74.001-070